Decorreu no passado Domingo em Vila Viçosa mais uma prova do circuito Nacional de Triatlo.
É uma prova que tem características muito particulares. A começar pelo formato. É disputada na distancia Olímpica mas sem drafting no ciclismo. Cada um por si num percurso bastante exigente. Um sobe e desce constante pelas serra alentejana! Um verdadeiro quebra pernas! E como se não bastasse, o segmento de corrida é dos mais exigentes de todo o circuito e por norma, disputado debaixo de calor.
Pessoalmente gosto muito desta prova. O local, o formato, a dureza! Até a presença do calor torna a prova mais desafiante!
Este ano tive a sorte de disfrutar mais do momento. Pude ir de véspera e pernoitar em casa de um Amigo, a 500m do parque de transição 2 localizado na Praça da Republica. Foi bom sentir a fantástica hospitalidade alentejana.
A prova começava cedo. Ás 10h na Barragem de Lucefecit, em Trena. Aproximadamente 15km a Sul de Vila Viçosa. Tinha pensado em ir de bicicleta. Servia de aquecimento. Mas já no caminho acabei por aceitar a boleia de um colega triatleta! Vendo bem as coisas, ajudou a poupar energia e a fazer o check in com outra tranquilidade!
A natação foi uma banhoca fantástica. 1,5 km sem fato isotérmico e com agua a 25º! Fui relaxado, sempre a tentar apanhar uns pés para poupar alguma energia. Embora tenha feito mais dois minutos que o ano passado, não me parece que tenha nadado pior. A barragem este ano estava bem mais cheia. Seguramente havia mais 100m para nadar que no ano anterior!
Chegava o segmento de ciclismo! 38 km de um sobe e desce constante! A recomendar prudência. Fui sempre a travar e a controlar o ritmo. Embora me fosse a sentir bem, dada a dureza do percurso de corrida que me esperava, havia que ser prudente!
Fui passado por alguns atletas. Nessas alturas é tentador mudar de ritmo, mas mantive-me controlado e reservado. Acabei por chegar à T2 com as pernas relativamente soltas.
Tinha pela frente 4 voltas de corrida (10km) a um circuito bastante duro dentro de Vila Viçosa já com o calor a apertar.
Ia relativamente fácil e bem durante a 1ª volta. As dificuldades começaram a surgir a meio da 2ª. Comecei a ficar sem energia. Precisava de tomar um Gel. Mas não me ia a sentir bem da barriga. Estava com receio que me fizesse pior. Acabei por faze-lo a meio da 2ª volta e a transformação foi imediata. Rapidamente me senti novamente energizado e terminei com alguma disponibilidade. A possível
No final, 4 min menos que no ano anterior. Em parte devido a um melhor segmento de ciclismo. Embora as condições este ano fossem muito idênticas ao ano anterior, admito que houvesse menos vento no percurso de ciclismo. Em geral todos melhoraram os tempos.
Como curiosidade, o ano passado tinha sido 3º V1. O tal episodio que só dei conta depois de chegar a casa. Este ano, com uma prestação melhor, fui 16º
O que mostra, que o ano passado
Bom treinos e boas férias. Deverei regressar em Setembro no Fundão!