Saturday, 8 May 2021

Triatlo do Cercal do Alentejo, uma boa surpresa

 


No passado Domingo regressaram as provas de competições de Triatlo. Foi em Cercal do Alentejo, prova disputada na distancia Sprint (750m, 20km, 5km). Curiosamente, no formato drafting, algo que tinha sido abandonado em 2020 devido á pandemia. Era a minha estrei como cinquentão, no escalão V3!

Apesar de ter estado sem nadar durante o 2º confinamento, há 4 semanas que já tinha regressado à piscina e por isso sentia-me preparado para o desafio. Como sempre digo, gosto de fazer Triatlos, sejam curtos ou longos. Se bem que nada no Triatlo seja verdadeiramente curto 😊

O dia estava excelente para a pratica da modalidade. O local e o percurso foram uma agradável surpresa. Ia á descoberta. Não conhecia o local da prova. Mas tive apenas oportunidade de percorrer de carro o segmento de ciclismo quando me dirigia para a partida. E deu para perceber que o Alentejo não é plano. Ia ser duro. Muita subidas curtas, raras vezes plano, exigente.

Gosto assim! Como ouvi alguém dizer, é um percurso justo. Recompensa os verdadeiros Triatletas, tens que estar bem e ter capacidade nos 3 segmentos. O que eu não imaginava era o que me esperava no segmento de corrida 😊

Estávamos de regresso às partidas únicas dentro de agua (as ultimas provas tinham sido rolling start). A linha de partida era suficientemente larga para evitar grandes confusões. O facto do numero de atletas não ser muito elevado tb ajudava.

As partidas na natação são sempre confusas, mas neste caso, a distancia à 1ª boia era grande, o que permitiu espaçar os atletas e reduzir a confusão.

Acabei por fazer um segmento razoável, a mostrar que os treinos com o grupo do CNSM estão a dar frutos. Consegui regressar a um nível onde já não estava há pelo menos um par de anos.

Abordei o ciclismo de forma prudente. Tenho falta de treino de grande intensidade e mudanças constantes de ritmo. Sabia que os 1ºs 5km do percurso eram complicados. Não podia entrar em loucuras. Era a estrada de acesso da barragem à estrada nacional entre Alvalade e o Cercal. 

Consegui inserir-me num grupo de 4 elementos e sobreviver até chegar á estrada. A partir dai o percurso, apesar de não ser plano, era mais fácil de gerir. Procurei ajudar o que pude, passando pela frente algumas vezes. Não deixando arrefecer muito o andamento. Foi o grupo certo. A ser mais forte, teria sido um sofrimento constante 😊

Chegava a corrida. Por sorte começava a descer😊. Mas tudo o que sobe desce e não desapontou. Muitas subidas. Para todos os gostos. Curtas e longas. Bem durinho. Mas lá me defendi da melhor forma que consegui e geri bem este esforço final.

Obviamente satisfeito com a prestação, agradavelmente surpreendido pelo local e pelo percurso,  mas acima de tudo por poder voltar a estas lides competitivas!!!

Agora venha o Triatlo de Oeiras!! A loucura da velhada!!  😊