Wednesday 7 September 2011

Indoor Training

Com o final do Verão a aproximar-se, os dias começam a ficar mais curtos. Amanhece mais tarde e anoitece mais cedo. Para a maioria dos Triatletas que treinam ou de madrugada ou ao final o dia é altura de voltar aos rolos!!

Recordo-me quando comprei o meu rolo. À uns 8 anos atrás. Muitos olhares desconfiados sobre mim. Não faltaram os comentários: “isso não te faz andar mais”. Ao que respondi, sim, talvez, mas acima de tudo, é para evitar que ande menos

No meu caso, que treino 3 x semana ciclismo. Duas das sessões são de rolo. 1h de madrugada!

O ciclismo para mim é das três modalidades do Triatlo, a mais libertadora. Não troco por nada o poder cruzar um campo verde sobre o brilho do Sol. É uma sensação única.

O rolo tem alguns pontos a favor.

• permite rentabilizar melhor as sessões. Não á quebras de ritmo nem cruzamentos. O aquecimento é mais rápido.

• permite realizar as tarefas com maior precisão. Regular com precisão a intensidade. Ter uma progressão de cargas mais exacta.

• Permite realizar treino a cadência de pedalada

Mas tb muitos contras. Entre alguns, salientaria os seguintes:

• Não permite treinar a perícia. A técnica de manobrar a bicicleta. Muito importante.

• Não é especifico. Na estrada, há quantidade de movimento. Treinar com resistência, não é o mesmo que fazer subidas. A força é aplicada de forma diferente.

No meu entender, sempre foi uma ferramenta para nós amadores. Para os profissionais que têm o tempo todo para gerir, só o via como uns instrumento a usar em caso de mau tempo. Ou de alguma lesão que beneficia-se da posição parada.

No entanto, á um par de meses atrás, li um artigo sobre o tema. De um trend que há nos EUA de alguns Triatletas fazerem quase 100% do seu treino nos rolos. O “cabeça de cartaz” desse trend é o Andy Potts. Não estamos a falar de um atleta qualquer. Estamos a falar de alguém que foi um razoável atleta ITU e já campeão do mundo de 70.3.

No caso dele, faz 6 x 2h30m por semana, quase sempre no rolo! É obra. A verdade é que tendo ele vindo da natação, estando habituado a ver linhas pretas no funcho da piscina, justifica muita coisa. 2h30m no rolo é um treino mental tremendo. Não admira que o trend seja liderado por atletas de distancia longa. Onde este atributo é fundamental. Pedalar muitas horas sozinho!

Além disso, a maioria dos percursos das provas longas são pouco técnicos. A perícia não é fundamental e a componente libertadora de andar na estrada é secundaria. Eles perseguem um objectivo competitivo. Fazem tudo para maximizar a obtenção do mesmo.

Mas não deixo de ficar surpreendido pela quantidade de volume indoor que fazem!
Já experimentei fazer uma vez 2h30m no rolo…de loucos!! Nada como uma volta perdido no meio da natureza!

Bons treinos no rolo...ou não!!

No comments:

Post a Comment