Friday 23 March 2012

Triatlo de Alpiarça - Excelente prova de abertura!



Foi no passado Domingo o primeiro Triatlo da Época 2012. O placo, Alpiarça no Ribatejo!

O dia acordou meio nubloso, com aguaceiros. Muito diferente dos dias de Inverno solarengos que têm sido a constante este ano. Fiquei algo pensativo e preocupado. Num percurso algo técnico como o de Alpiarça e com piso molhado, poderia haver acidentes.

Estas preocupações foram desaparecendo à medida que me dirigia a para o local. O Sol começou a tomar conta do céu e o piso foi secando. Mantinham-se algumas nuvens cinzentas e estava vento, mas felizmente não chovia.

Cheguei cedo e deu tempo para fazer o reconhecimento do percurso de ciclismo juntamento com o Bruno Silva, que este ano está de regresso ao Clube! Serviu de aquecimento e para ganhar coragem para nadar numa água que se dizia estar a 14º!

Depois de um “check in” atempado e calmo e dirigi-me para a água. Hesitei em fazer o aquecimento normal de natação. Com a agua tão fria, normalmente encurto o aquecimento para não ficar gelado. É um meio termo! Mas acabei por me atirar para a barragem faltavam 20m para a partida. Sim, estava fria, mas não a 14º. Uns 15 ou 16. Fria na mesma:)

A partida este ano estava segmentada por caixas. Os veteranos partiam na “caixa” do lado esquerdo da linha. Com 350 atletas naquele curso de água, previa muita confusão até à 1ª bóia. Mas não, acabei por fazer esse percurso relativamente livre de confusões.

Senti-me normal durante todo o segmento. Realço que normal para mim é sempre pouco confortável e a desejar que acabe o mais rápido possível. Não sabia se ia bem ou mal. Nem mesmo dentro da T1 consegui perceber que tipo de performance tinha tido no primeiro segmento. Este ano apesar de levar relógio, nunca olhei para ele!

Assim que iniciei o percurso de ciclismo, dada as companhias que tinha, conclui que o resultado da natação foi dentro do esperado. Procurei gerir o ciclismo o melhor possível. Passei por momento difíceis na 1ª volta mas lá me fui aguentando dentro do grupo onde ia.

Considero que o circuito de ciclismo de Alpiarça é o ideal para provas de Triatlo. Nem demasiado fácil, nem demasiado difícil. Tem algumas zonas técnicas, uma subida progressiva longa e outra curta mas inclinada. Permite a formação de grupos, mas é preciso ter “pernas” para ir neles. Os grupos acabam por nunca ser muito numerosos.

Chegava a T2. Estava na hora de perceber se iria conseguir ”correr”. O ano passado tinha-me arrastado literalmente. Rapidamente percebi que não ia demasiado preso. O primeiro km custa-me sempre. Mas aos poucos e poucos fui encontrando o meu ritmo e aumentado a capacidade de sofrimento. Acabei por terminar bem, melhor do que esperava.

Fiquei particularmente satisfeito com esta prestação na corrida e globalmente satisfeito com o resultado final. Afinal de contas tinha estado por dentro da prova, dentro de uma prestação razoável, numa excelente jornada desportiva. Gosto de ter esta sensação. É ela que me move e confirma que continuo a gostar muito de andar nestas andanças.

A próxima prova deverá ser o Triatlo Longo de Lisboa. No inicio de Maio. Vamos a isso!

Bons treinos!

1 comment: