Saturday 4 November 2023

Triatlo da Trafaria

 


No passado dia 29 de Outubro, a Trafaria foi palco do ultimo Triatlo do ano. Prova que acabou à ultima da hora por ser o Campeonato Nacional de distancia Standard (1,5km; 40km; 10km) a mesma dos Jogos Olímpicos).

Prova que tinha um percurso pouco habitual, com uma natação e linha (partida e chegada em locais diferentes) o que complicava a logística. A organização garantia transporte para a partida. E digamos que a organização esteve perfeita. Aliás, os momentos que antecederam a prova foram de uma enorme tranquilidade. Sem pressas, sem stresses. O mesmo no final da mesma.

Apesar do dia estar feio, de haver um aviso meteorológico amarelo que criava receio sobre as condições do Mar para nadar, diria que “a Montanha pariu um rato”.

Estando a vaga de Sul, sendo o segmento de natação mais metido para a nascente do rio na margem esquerda do mesmo, praticamente não havia vaga. E para ajudar, o percurso pouco passava dos 1000m e beneficiava de uma corrente muito forte a favor!!

Foi uma natação supersónica, claramente a não ajudar quem queria colocar diferenças na água. Fiz praticamente metade do tempo que teria feito num percurso “normal”.  

A distancia que separava a saída da água do parque de transição tb não era habitual. Bastante longa. Era uma corridinha que servia para aquecer as pernas para a dureza que ai vinha no segmento de ciclismo. E não defraudou as expectativas. Num circuito de 35km com 4 voltas, onde estava incluída muita subida, a chuva e algum vento vieram tb para a festa. Diria que foi épico e em algumas descidas algo assustador, mas felizmente não houve incidentes.

Do ponto de vista físico, foi uma montanha de emoções. As sensações nunca foram as melhores e procurei encontrar o balanço entre ir ao meu ritmo e seguir o ritmo de outros, mas acabei por ir ao limite um par de vezes. Claramente estive fora da minha zona. Durante a 2ª volta achei que ia quebrar, que estava a abusar. Felizmente consegui recompor-me e geri bem a 3ª e 4ª volta. Mas o desgaste já estava lá. Dava para perceber. Cada ver que havia mudanças fortes de ritmo, tinha dificuldades em responder com prontidão. Não era um bom indicador para a corrida.

E confirmou-se. Não que a corrida tivesse sido propriamente um arrasto. Não ia com essa sensação. Mas foi em ritmo de passeio, não conseguia passar disso. As pernas não deixavam, era uma limitação muscular. Já de si sou um fraco corredor e nestas condições não podia dar bom resultado. Passei de 2º para 7º no escalão durante o segmento 😊

Mas feliz e contente com a prova. Gosto destas provas duras, de estar lá dentro, das emoções!

A satisfação foi reforçada por ter sido um dia especial para o 3B e para o Sérgio Batalha. Sagrou-se campeão nacional do escalão 50-54 (igualmente o meu). Um feito notável! Ias de mota na corrida, de tirar o chapéu!! Top!

Só falta agora o 3B ter uma campeã nacional feminina com mais de 50 anos. Lá chegaremos!

Um abraço igualmente ao Gabriel Alves, claramente o 3B mais participativo e entusiasta esta época! Sempre muito bom ver-te nas provas!

Está aberta a “Silly Season” e Triatlos agora só em Março do próximo ano 😊 Está na hora de descansar! Foi um ano diferente, mas acabou em crescendo e com saúde! Haja motivação e venha 2024!

Saudações desportivas!


No comments:

Post a Comment