Monday 9 August 2010

Mind Games, Suplementos e Nutrição

Desportivamente falando, a semana que passou correu bem. Consegui manter a consistência e isso para mim é sinónimo de correr bem! Mas não foi nada fácil.

Tudo parecia ir descambar na Terça-feira. Fui correr à hora de almoço. Em busca da minha tradicional corridinha social. Mas estava quente. Quente e Húmido. 32 Graus. Era suposto ser um treino ligeiro. Treino aeróbio de base. De manutenção.

O ritmo até foi reduzido. Mas dadas as condições climatéricas, o sofrimento foi muito. Aos 20m já me apetecia encostar. Acabei por fazer 55m. Em grande sofrimento. Fiquei exausto. A semana a partir dai, tornou-se muito difícil.

Quarta-feira tentei ajudar um amigo numas series de corrida. Ele está a preparar a Maratona de Berlim. O plano dele era fazer 6 x 2km @ 4m/km com 1m30s de descanso.
 
Apesar de não fazer este tipo de treino há algum tempo, a minha primeira reacção com a tarefa foi: Difícil. Mas o ritmo não é demasiado forte. Sabia (nem queria) que não conseguiria fazer todas. Pensei que 4 x 2km estava ao meu alcance com relativa facilidade.

Mas não. A 1ª já doeu. A 2ª doeu muito. Encostei aos 1000m da 3ª:(

Conclusão: ou a minha forma está pior que o que julgava, ou a Terça-feira deu conta de mim. Ou talvez uma conjugação das duas!

A partir daqui começaram os “mind games”. O cansaço era grande. Perdi a vontade de treinar. Especialmente em efectuar as tarefas planeadas. Mas mantive-me firme. Procurei encarar sessão a sessão. O ritual era o mesmo. Não tinha vontade de efectuar a sessão. Mas ia. Chegava, não tinha vontade de fazer as tarefas. Mas fazia. Ia fazendo. E cumpria. Muitas vezes com alguma “facilidade”.

O problema não era físico. Era psicológico. Sem provas no horizonte, com as férias a chegar, com um calor que só dá vontade de estar na praia, o corpo não puxa para certas coisas! Não é fácil manter o focus. Mas acabei por vencer a guerra psicológica!
 
Entretanto, ao passar os olhos pelo Fórum da Tri-Oeste (www.tri-oeste.pt) volto a deparar-me com um post onde mais uma vez se falava do tema Suplementação e Nutrição. Uma área pela qual, como sabem, tenho um particular interesse.

O post era de alguém que se iniciou no Triatlo há pouco tempo, mas não tem evoluído o que pensava. Segundo o autor do post, tem dificuldades em recuperar de sessão para sessão. E claro, a conclusão é que a resolução deste problema está na Suplementação e na Nutrição.

Ora, eu discordo! I.é, concordo que os suplementos (alguns) e a nutrição ajudam na recuperação e no manter de uma boa saúde em geral. Mas discordo que tenham um efeito milagroso! 1h de sono a mais por dia faz muito mais pela recuperação que qualquer suplemento.

É verdade que sempre fui muito céptico em relação à suplementação. Talvez porque como alguém diz, sou fuinhas, e os suplementos custam dinheiro. Mas aqui e ali fui experimentando um ou outro e reconheço que em alguns casos se nota o efeito. Mas nada de milagroso. Os ganhos são marginais.

Nada substitui um planeamento das cargas cuidadoso, progressivo e com períodos de repouso adequados. Se a isto associarmos noites bem dormidas e consistência no treino, a evolução vai acontecer certamente. Mas lentamente. Porque nisto dos desportos de resistência, como em tudo na vida, não há milagres!
 
Bons treinos

No comments:

Post a Comment