Friday 30 July 2010

“Picos” de Forma

A semana está a chegar ao fim. Desportivamente falando, correu bem. Queria voltar a ter uma semana consistente. Consegui.

As cargas não formam particularmente duras. A ideia é retomar devagar. E felizmente que assim foi, porque com o calor que esteve, as noites foram bastante más. O descanso foi fraco. Estou com aquela sensação de não frescura. Aquela que não tive a semana passada e me soube tão bem!

Indo directo ao tema do titulo. Antes do Triatlo de Aveiro (o Olímpico), numa conversa com um colega meu Triatleta, procurei saber como ele se sentia. Como estava a correr o treino. Que esperava ele da prova. A resposta dele surpreendeu-me. “Vou fazer um “pico” de forma” em Aveiro!

Traduzindo: vou estar no meu melhor nesse dia.

A minha resposta foi imediata. Mas fiquei a pensar nela. Fui no mínimo desanimador.

Isto porque não acredito que atletas verdadeiramente amadores, consigam planear “picos” de forma. Digo isto baseado na minha experiencia pessoal.

Um “pico” de forma implica um “taper” (período pré competitivo) físico e psicológico. O corpo tem que ter super compensado de todas as cargas de treino passadas e estar completamente descansado e relaxado. A mente também tem que estar 100% focada na prova. Corpo e mente têm que andar lado a lado neste período.

Uma super compensação física significativa tem que ser precedida por várias semana de treino consistente e árduo. O corpo tem que atingir um limite de cansaço bastante elevado.

Alguém que seja verdadeiramente amador, dificilmente consegue descansar e ter a consistência necessária para conseguir atingir este nível de cansaço. Existem n variáveis que não controlamos. Trabalho, família, etc.

Além disso, o processo de “taper” é complexo. Mesmo para profissionais. Algo que ainda não domino.

Acredito sim, em períodos melhores e piores. Isto é, se o treino andar a correr bem (porque as tais variáveis andam relativamente controladas ou porque andamos a treinar mais) a nossa forma física anda igualmente melhor. Se o descanso para uma determinada prova for de qualidade, e isso coincidir com um período de treino mais positivo, a probabilidade dessa prova correr bem é maior.

Resumindo, apostar tudo numa única prova, sendo verdadeiramente Amador, na minha opinião não faz sentido.

O que faz sentido é procurar estar melhor num determinado momento. Num intervalo de tempo mais alargado. Como por exemplo, um determinado mês.

Bons treinos

No comments:

Post a Comment