Monday 19 July 2010

Triatlo de Aveiro – Tributo ao Lance Armstrong

Dizem que os homens com o avançar da idade se tornam mais solidários uns com os outros. Já tinha comentado em “posts” anteriores algumas coisas que tenho em comum com o Lance Armstrong. Convêm frisar que nada têm a ver com feitos desportivos. Automobilisticamente falando, o homem é um Fórmula 1 e eu um 2 cavalos:)

Como ele tem dado umas quedas valentes na Volta à França deste ano, no Sábado, em Aveiro, decidi fazer o mesmo. Mas, olhem, fiquem bem pior tratado que ele:(

Pois é, cai e desisti. Não há muito que contar a não ser que tive 30m na enfermaria rodeado de 3 simpáticas socorristas e uma enfermeira.

Mas vamos lá do inicio. Como é meu costume, fui em cima da hora. A prova era às 16. Sai da casa às 13h, cheguei às 15h. Nem tive tempo de experimentar a bicicleta. Foi fazer o check in e ir aquecer para água.

Esperava-me uma natação sem fato. Água a 25 graus. Sabia que a partida era decisiva. A colocação na entrada do canal decide o resultado final. Não é possível fazer ultrapassagens a partir dai. A linha de partida estava dividida por grupos. Mulheres, Veteranos e os restantes. Os veteranos estavam melhor colocados que os restantes. Estavam mais próximos da entrada do canal. Tentei partir encostado a eles, mas sem me colocar muito à frente. E claro, o arranque não me correu bem. Muita confusão, muita pancada. O que já estava à espera. O que não contava é que fosse durante todo o segmento. Nadei sempre junto do mesmo grupo (não havia volta a dar). Quando sai da água, reparei que o Fernando Carmo estava ao meu lado. Era um mau indicador. Ele, por norma, sai da água 1m atrás de mim aos 750m. Mas por outro lado, quando cheguei ao parque de transição, vi o Nuno Pereira. Que nada melhor que eu. Fiquei algo baralhado sobre a minha performance no segmento. Agora, depois de ver os tempos finais, concluo que a performance foi fraca. Embora se confirme o que disse. A entrada no canal decide muito. Alguns atletas que nadam melhor que eu, saíram atrás de mim.

Fiz uma boa T1 (sem fato ajuda sempre), e segui para o ciclismo. Tentei ir na roda do Fernando Carmo. Mas ele pedala muito. Para ir com ele, precisava de um grupo. Sozinho ainda aguentei 2/3 de volta, mas a determinada altura tive que o deixar ir. Não tinha capacidade para aquele andamento. Depois foi encontrar o meu ritmo e o grupo certo para gerir o esforço doseadamente. Até que já na 4 volta (eram 6 no total), por volta do km 23, aconteceu a queda. Um misto de azar e nabice. Ia a rolar perto dos 40km/h, num grupo de 5 elementos. Eu ia em 3º no grupo. Tirei a mão direita do volante para retirar um gel do bolso do meu fato. Nesse preciso momento, só vejo os dois atletas da frente desviarem-se de um buraco. Eu não consegui. Passei directo pelo mesmo. A roda de trás bateu forte e o pneu furou. Perdi o controlo da bicicleta e zás. Num segundo ia de arrasto pelo alcatrão fora. Ainda pensei em continuar, mas tinha o pneu furado e não tinha levado camera de ar de suplente:)

Fui vagarosamente a pé até à enfermaria, onde, como já sabem, fui “carinhosamente” assistido:)
 
Agora é sarar as feridas. Nada que me tire a motivação. Continuarei a treinar (nadar não, que neste estado não posso) e voltarei a competir provavelmente só em Setembro.

A parte mais negativa, é que provavelmente teria conseguido o passaporte para um lugar na finalíssima no Estoril em Outubro. Resta-me Setúbal em Setembro para o tentar.
Sendo logo após as minhas férias de Verão, a forma nessa altura, vai estar muito mediana! Sem stress.


Bons treinos

4 comments:

  1. nix, impressão , as melhoras

    abraço
    Ruben

    ReplyDelete
  2. Paulo, ossos do oficio, ninguém gosta de cair e tentamos nem pensar muito nisso, mas o risco está lá e ao minimo descuido acontece, um abraço e boa recuperação.

    ReplyDelete
  3. Querido Amigo,

    Até dói só de ver... um grande beijinho e as tuas melhoras.

    Ana

    ReplyDelete
  4. pois....as voltas e voltinhas ao bidon!!! com todos muito stressados em cima da bike...., até acho estranho não acontecer mais vezes :-(
    paciência..., mete gelo que isso passa!!!
    as melhoras, abraço,

    ReplyDelete