Monday 12 July 2010

Regresso à Competição

No próximo Sábado regresso á competição.
Triatlo Olímpico de Aveiro. Um razoável empeno me espera. Este tipo de provas é muito ingrato. A estratégia passa por tentar ir em grupos de ciclismo os mais fortes possíveis. Mas isso, fez-me ir ao limite muitas vezes. Pagas esses esforço na corrida.
Vou sem grandes objectivos. Apenas terminar e fazer melhor que o ano passado.

Felizmente as doenças já se foram e o treino tem sido normal. Nem bom, nem mau!
 É nestas alturas que dou mais valor à modalidade. Alturas em que não tens objectivos particulares de provas e onde se aproximam as férias de Verão. É fácil desmotivar, perder forma e meter uns quilos a mais. Sendo 3 modalidades, mesmo não estando focado em nenhuma prova em particular, encontras sempre uma motivação particular qualquer! E assim vais mantendo as rotinas e a forma física!

Ao contrário do Triatlo Longo de Aveiro, esta prova é disputada no centro da cidade. A natação é feita no canal principal da Ria que atravessa o mesmo. Muito diferente do cenário das restantes provas. Normalmente são disputadas em Rios, Barragens ou no Mar.
O canal é estreito e a colocação à entrada do mesmo é vital para o resultado final do segmento de natação. É o momento “máquina de lavar a roupa”. Autenticamente. 200 Atletas e tentar ganhar posição num canal com 5m de largura!
 O segmento de ciclismo é de dureza média. Muitos retornos, muitas subidas curtas, muitas mudanças de andamento. Não me agrada particularmente. Não pelas características do mesmo, mas pela envolvência. Algum betão, descampados, viadutos, prédios…pouca harmonia.
 A corrida é diferente. Percurso pelo centro da cidade, uma parte dentro do jardim. Junto aos braços da ria. Bastante agradável.
 Antes de terminar queria deixar uma nota de admiração ao Lance Armstrong. Somos da mesma idade e temos o mesmo número de filhos (embora ele vá desempatar em breve). É fantástico como alguém já “entradote”, saia do conforto do sofá e encontre motivação para tentar ganhar novamente a Volta à França. Ontem teve o seu pior dia de sempre na prova. Mas a atitude no final mostra bem a sua mentalidade. O “Fair Play” e a atitude positiva com que reagiu são únicos de um grande campeão.

Engraçado que nos anos em que ele disputava a volta com o Jan Ulrich, sempre fui pelo alemão. Estive sempre à espera que o Lance tivesse um dia como o de ontem.


Mas ontem, ao vê-lo ficar para trás, fiquei desapontado. Queria vê-lo lá na frente, a discutir a etapa. Queria até que ele a vencesse!

Bons treinos

1 comment:

  1. Encontramo-nos em Aveiro, quem sabe para fazer o ciclismo juntos.

    ReplyDelete