Tuesday 15 February 2011

Vendaval na Lezíria!




Este fim-de-semana que passou marcou o meu regresso à competição. Duatlo das Lezírias. A minha primeira prova de 2011. A minha primeira prova como veterano!

É uma prova sempre nostálgica. É a prova do local do clube e foi aqui que tomei contacto com a modalidade. Já lá vão 9 anos.

Embora a motivação hoje seja muito diferente da inicial, já tinha saudades de voltar a competir. O objectivo este ano era não sofrer muito (ainda tenho a ilusão que é possível)! O ano passado sofri a bom sofrer no ciclismo para não perder o grupo onde ia. Nestas primeira prova levamos o corpo a intensidades que raras vezes existem em treino. Os primeiros impactos são difíceis de gerir. Mas o corpo tem memória. Adapta-se.
Este ano não me sentia com uma pré disposição sofredora. Devem ser sinais da idade

Cheguei cedo. Muito cedo. A ideia era evitar a confusão e fazer 1 h a rolar antes da prova para reconhecer o percurso. O piso do estradão estava ligeiramente molhado mas em excelentes condições. A zona do Valado tinha sido arranjada e estava bastante aceitável. O vento soprava de SUL com muita intensidade e pairava a ameaça de chuva.
Pensei, optimisticamente, que o vento SUL até era positivo. Demoro a aquecer a máquina. Seria mais fácil ir nas rodas no inicio do segmento de ciclismo com vento pela frente.

Mas tudo se alterou. A chuva começou a cair. Primeiro devagar e depois com muita intensidade. Dificultou o aquecimento. O tiro de partida foi dado debaixo de vento e chuva intensos. Comecei atrás. A estratégia era ir indo de trás para a frente. Com paciência. E assim foi. Fui sempre a recuperar lugares até à T1.

As dificuldades iam começar. A chuva intensa soltou a terra do estradão. O vento batia de frente com muita força. Era quase impossível seguir nas rodas. Havia demasiada lama. Por vezes não via nada tal era a quantidade de lama que tinha nos olhos. Decidi fazer a minha prova. Ir ao meu ritmo.
Ia animado quando cheguei á zona do Valado. Vinha a rolar bem e a recuperar lugares. Pensei que agora ia ter o vento pelas costas, iria ser a parte mais fácil.

Enganei-me totalmente. Com a chuva e a passagem de tantas rodas, algumas zonas estavam transformadas num lamaçal autêntico. Não me adaptei bem e perdi algumas posições. Paralelamente, travei por momentos uma batalha psicológica interna. Pensar que teria que passar novamente por ali na volta seguinte pareceu-me uma tarefa herculeana. Mas cerrei os dentes e continuei a dar aos pedais.

Abordei a segunda volta com precaução. Felizmente o tempo mudou e o vento começou a rondar ao Norte. A chuva parou. Continuei a bom ritmo e para surpresa minha as condições no Valado tinham melhorado bastante. Desta vez passei o mesmo com alguma facilidade e cheguei à T2

A última corrida foi em gestão contínua. Ia bastante preso de inicio, mas ao fim de 1km comecei a soltar-me. No entanto, apareceram as ameaças de cambreas e tinha que ir a dosear o esforço.

No final, uma grande empeno. Mas novamente aquele sentimento de grande satisfação. Tinha terminado num resultado dentro do meu valor. Mas acima de tudo, uma prova para nunca esquecer tal foi a dureza da mesma. Este "velho" corpo ainda aguenta muito empeno:)

Agora é esperar pelos Triatlos!!

Bons treinos

1 comment:

  1. Paulo, ainda estou a recuperar, ontem o treino de natação foi um martirio, mas sem dúvida que esta prova vai ficar gravada na memória por muitos e bons anos.

    ReplyDelete