Monday 31 January 2011

Masters de Natação - Uma boa experiência



Como comentei no meu post anterior, este fim-de-semana participei pela primeira vez num Masters de natação. Duas provas. 400m livres no Sábado de manhã e 100m livres no Sábado a tarde. Foi uma excelente experiencia.

Participei pelo Sport Algés e Dafundo. Foi o ponto mais alto da minha carreira de desportista:). Nadar na equipa de ex nadadores Olímpicos. Casos do Bessone Bastos e do Miguel Cabrita. O convite partiu do meu irmão Tiago que foi atleta do clube durante alguns anos.

Mas não, não tinha nenhuma responsabilidade em alcançar bons resultados. Primeiro porque esse não é o espírito e segundo, porque o meu nível de natação é limitado. Eu e bons resultados nesta modalidade não é de todo possivel:)

Tinha estabelecido objectivos. Aproximar-me dos 6m aos 400m e do 1m15s aos 100m. O meu treino de natação tem andado pouco consistente. Alterno boas semanas com semanas fracas. Apesar de não ter treinado especificamente para estas provas nem nunca ter feito as marcas em treino, confiava no “hype” da competição para me superar. Mas não, não aconteceu. Fiz 6m15s aos 400m e 1m18s aos 100m.

Concluo que existe sim superação, mas não funciona da mesma forma. O facto de serem provas curtas altera as regras. No meu caso, no atletismo, se suportar uma determinada intensidade durante 20m em treino significa que o faço em prova durante 40m. Ora se aplicar a mesma lógica na natação, era realista chegar perto dos 6m aos 400m. Em treino faço menos de 3m aos 200m. E até passei com 3m01s aos 200m. Mas depois, quebrei.

Outra diferença grande vem do aquecimento. O aquecimento para provas curtas deve ser bastante intenso. É preciso entrar com tudo desde o primeiro segundo. Neste tipo de evento, com tanta gente na piscina, é difícil aquecer bem. Alem disso, o intervalo entre o aquecimento e as provas pode ser muito grande. No caso dos 100m foi de 2h.

Outro dado que pode fazer diferença é o taper. O típico taper de natação é bastante longo. Mais uma vez, a lógica de ter que entrar com tudo desde o inicio, impera. Não e recomendável ir fazer series a pista no dia anterior, como fiz:(

Agora é aprender a virar de cambalhota e treinar melhor para uma próxima oportunidade atingir os tempos a que me propus!

É uma experiencia a repetir!

Bons treinos

1 comment:

  1. Tenho que me pôr à tabela, caso contrário nunca mais te vejo à saida da água :-).

    ReplyDelete