Monday 10 January 2011

Back to workout!

Novo ano, vida nova! Pelo menos no que diz respeito à primeira semana do ano. Uma semana de loucos.

Desportivamente falando, correu bem. Praticamente cumpri o planeamento. E, mais importante que isso, com vontade. Com motivação. As intensidades de treino são baixas. A maior dificuldade em cumprir o plano é mesmo fazer as sessões. Essas em si, são relativamente fáceis de executar.

Profissionalmente foi uma semana tremenda. Por diversos motivos, o trabalho foi sempre a 100 á hora! Sem parar. Se a isso somar algumas noites caóticas, quase sem dormir, posso quase afirmar que 2011 começou com umas das mais intensas semanas que me recordo. No final do dia de 6ª feira, estava num estado caótico. Física e psicologicamente. Mas vivo como nunca. A viver como nunca. Gosto destas semanas.

E ainda tive direito a brinde no fim-de-semana. O meu bebé começou a dar os primeiros passitos! Ainda não é bem andar, mas não vai demorar muito!

Entretanto, recebi a revista Inside Triatlhon com o resumo de Kona 2010. Tem alguns artigos interessantes. Um que gostei particularmente foi sobre o Neo Zelandês Bevan Docherty.
È um atleta que admiro. Muito low profile, mas com uma capacidade de ter desempenhos ao mais alto nível sempre que é realmente preciso. Que falem as suas duas medalhas olímpicas. E o titulo de campeão do Mundo ITU conquistado na Madeira.

No meu entendimento, ele está em termos regulares, um “furo” abaixo do Xavier Gomez e do Alister Brownlee. Considero que estás naquele grupo imediatamente a seguir a estes. Muito perto do Jan Frodeno.
O objectivo dele é ser campeão Olímpico em 2012.
É um exemplo de alguém que vê sempre algo positivo mesmo na adversidade. Quando questionado sobre o 3º lugar na China, responde que o positivo desse resultado é encontrar nele a motivação suficiente para ser campeão Olímpico em 2012!

Os entendidos em Triatlo poderão pensar que ele dificilmente será campeão. Que se tudo se mantiver como em 2010, o Gomez e o Brownlee serão os mais sérios candidatos. Sim, concordo. Mas, como é dito ao longo do artigo, o próximo campeão olímpico vai emergir da conjugação de duas situações:

> Não se “queimar” (burnout) nem lesionar em 2011 e inicio de 2012;
> Saber estar ao mais alto nível no dia da prova;

Já vimos isto suceder em 2010 com o Frodeno. Havia candidatos mais fortes. O Docherty com a experiencia que tem e com as provas já dadas, pode muito bem vir a ganhar. Como diz alguém que conheço, o importante é:

“Keep the eyes on the ball”.

Bons treinos!

1 comment: