Thursday 20 January 2011

Algum Desapontamento

A semelhança da semana anterior, desportivamente falando, esta (a 2ª do ano) também foi boa. Das sessões planeadas, apenas falhei uma. Mas o corpo não está a responder bem. Desde 5a feira que ando com uma ligeira sinusite (algo que desde o ano passado surge a espaços) e o treino de Domingo foi um mau indicador. A sessão em si não tinha dificuldade de maior. Mas fiquei extremamente cansado. Um indicador que o corpo está a pedir descanso. Não era suposto ser já assim.

A verdade é que as noites continuam muito mas. Não há forma de melhorarem. Decepcionante. Não creio que vá melhorar tão cedo. A solução é reduzir a intensidade do treino e fazer semanas fáceis mais vezes.

Entretanto, já tenho o meu processo de licenciamento concluído. E desta vez, também na Federação de Natação. Tenciono participar no Masters de natação de Inverno. Dia 29 e 30 deste mês. Estou inscrito nos 400m e nos 100m. No Sábado. A ideia é experimentar algo diferente. O objectivo e aproximar-me dos 6m aos 400m e baixar 1m15s ao 100m.
Por este motivo, e por questões de logística familiar, vou abdicar do Duatlo do Jamor.

Entretanto, e no seguimento do post anterior, ao ler o artigo sobre o Bevan Docherty, houve uma afirmação que me chamou particularmente a atenção. O lema dele é “The pain of regret is far bigger then the pain of pushing yourself“. Interessante!

Por experiência própria sei que o sofrimento nestes desportos de resistência pode ir a limites impensáveis. Os grandes atletas de resistência têm uma capacidade de sofrimento impressionante. Saber sofrer é algo que se treina. É uma “guerra” psicológica. Todas as ajudas são bem-vindas. Uma muito comum é o chamado “Positive Talk”. O tentar manter a mente em pensamentos positivos nesses momentos. Evitar entrar em modo negativo. Já estou a imaginar o Docherty nos últimos km de um Triatlo Olímpico, a entrar numa zona de sofrimento muito própria e a repetir para ele mesmo o seu lema n vezes!

Bons treinos

2 comments:

  1. Por natureza, a vida nao admite nenhuma felicidad verdadeira, é esencialmente um
    sofrimento en diversos aspectos. Corpo e alma são inseparáveis e animados por uma mesma vida.
    É por isso fundamental alimentar estes dois diariamente com uma dose de força e alegria.
    E é aqui que algumas pessoas demonstram a sua verdadeira raça, misturando a dor e a alegria e mantendo o sonho sempre vivo.
    Bons treinos e pensamento positivo
    sm

    ReplyDelete
  2. Paulo, ainda é muito cedo, tu sabes disso e este ano se o calendário não se alterar temos de estar bem lá para o último trimestre.
    A questão passa mesmo por persistir,
    é caso para dizer que os primeiros Duatlos são para os pardais :-).
    Agora com esses tempos de natação não vou conseguir sair contigo da água;-)

    ReplyDelete