Friday 9 December 2011

Espíritos Antiquados - Continuação.

No meu último post "Espíritos Antiquados" falei de paradigmas e de como vivemos agarrados a eles. Mas faltou-me concluir. Faltou fazer a ligação entre isso e o mundo real. Os assuntos do dia-a-dia.

Ocorrem-me dois. Um de âmbito geral e que nos toca a todos. O estado actual da Economia e a forma como e pensada. Não sendo um expert em Economia, tenho algumas noções básicas. Nos últimos tempos, sempre que ouço comentários e analises sobre o estado da mesma, o discurso e sempre o mesmo. Todos lêem os mesmos livros, dizem as mesmas coisas. Tipo pensamento único difundido. Honestamente, a sensação com que fico, e que ninguém sabe como resolver o problema e que os modelos económicos actuais estão desadaptados. Precisamos de alguém que veja para além do paradigma. Que entenda o fundo da questão e apresente novas ideias e novas formas de pensar.

O outro assunto e o treino de atletas. Um tema pelo qual tenho um interesse maior.
A maioria dos treinadores conhece o conteúdo dos livros de referência, conhece os princípios gerais do treino, percebe e sabe aplicar as modelizações e alguns têm as suas próprias filosofias. Mas falham na compreensão de que cada atleta é diferente. Que não há receitas neste tema. Estão pouco focados no objectivo final e mais no processo de treino. Nas % das cargas, nas zonas treino, etc. Alguém dizia que o processo de taper começa do primeiro dia do processo de treino. E termina no dia do objectivo principal. Concordo.
Eu próprio no meu processo de auto treino, tenho dificuldades em “sair” do processo de treino e estar centrado no objectivo final. Ainda hoje não o sei fazer.
A iniquidade de cada atleta adiciona complexidade à função. Torna-a desafiante. Os treinadores devem questionar-se todos os dias se o que se esta a fazer é o correcto. Não estar agarrados a fórmulas. Serem inovadores.

Nunca devemos pensar que já se sabe tudo, que nada mais à para descobrir. O que há por descobrir é muito mais do que o que já foi descoberto. Isto deve estar sempre presente!

Bons treinos!

No comments:

Post a Comment