Wednesday 13 June 2012

De volta aos Triatlos Sprint


No passado Domingo decorreu em Oeiras a 25ª Edição do Triatlo do Ambiente.

É tradicionalmente uma "grande festa" desportiva e a prova Sprint mais participada em Portugal. Este ano havia perto de 400 inscrições! Um número interessante.

A envolvente é muito agradável e o percurso relativamente acessível. A meu ver, demasiado acessível para produzir um resultado "justo". Favorece quem nada melhor e pedala q.b.

Uma situação que me favorece, mas que disso não se tirem conclusões precipitadas. Não sou bom nadador :)

Participei apenas com o intuito de me divertir. Ajudar à festa. Depois do Triatlo longo de Aveiro não tenho treinado com intensidade. Mas tb não me tenho sentido mal. No entanto, a noite que antecedeu a prova não foi a desejável e apresentei-me á partida com 3 horas de sono mal dormidas.

Felizmente a água estava fria. O aquecimento arrebitou-me. Assim que deu o tiro de partida, tentei nadar o mais rápido possível! E resultou. Sai bem posicionado da água. A T1 custou-me muito. Aqueles degraus de acesso à praia dão conta de mim!

A estratégia no ciclismo era fazer o mínimo. Esperar pelos grupos, ir escondido dentro deles em lugares onde não fosse surpreendido por possíveis cortes. Procurei sempre poupar-me e estar bem posicionado antes dos locais mais seletivos. Graças ao Pedro Pinheiro, mérito lhe seja atribuído, acabei por fazer um segmento bastante bom.

Rapidamente chegou a corrida. Comecei normal. Não me sentia nem muito preso nem muito solto. Pouco depois de sair da T2, vi passar o Cesar Andrade e Paulo Santos. Pensei em acelerar um pouco e colar. Mas achei que era demasiado cedo. Ainda andava “à procura das pernas”. Tentei fazê-lo á passagem dos 2km. Na altura ia a ser passado pelo Miguel Palma. Ele deveria ir 10s ao km mais rápido. Colei. E ali fui 30s. Mas não resisti. Às vezes resulta. Mudas a velocidade, o sofrimento e estabilizas. Desta vez não resultou e acabei por manter sempre o mesmo ritmo até final. Ainda tentei sprintar para baixar da 1h06m, mas não consegui :( Falhei por 9s!

No entanto, não deixou de ser a minha prova mais rápida de sempre! Com menos 30 a 40s na corrida, teria sido a prova perfeita! É claro que fiquei bastante satisfeito e surpreendentemente não me custou a recuperar. Na 2ª feira estava quase normal!

Deverei regressar em Vila Viçosa. Uma nova experiencia. Distancia Olímpica sem roda.

Bons treinos!

1 comment:

  1. Não me parece surpreendente, Paulo. Tem muito a ver com toda a evolução que tens tido; treinos, provas... e os resultados aparecem. Fico satisfeito por ti, que a época te esteja a correr bem. Olímpio

    ReplyDelete