Foi no passado Domingo que tudo sucedeu. O local, a bela localidade Alentejana de Vila Viçosa! A prova, Triatlo disputado na distancia Olímpica (1,5km + 40Km + 10Km) em linha. Em linha significa que não é permitido drafting no ciclismo.
O dia amanheceu solarengo mas fresco! Arranquei de Benavente ainda não eram 7h. Tinha 140km pela frente de caminho. Uma agradável viagem por campos Ribatejanos e Alentejanos.
Cheguei a Vila Viçosa ainda a tempo de apanhar a carrinha que transportava os atletas ate ao ponto de partida. A barragem de Lucefecit, situada 20km a Sul da Vila. Esperava-me uma natação sem fato numa água a 26 graus! Muito agradável.
Abordei o segmento de natação com tranquilidade. O desafio residia no que se ia seguir!
Um percurso de ciclismo ondulante, num sobe e desce continuo onde a sensação que se tem é que se esta sempre a subir! Comecei prudente. Era importante guardar energias para um percurso de corrida que os rumores diziam ser bastante exigente! Não podia entrar em loucuras! Senti-me razoavelmente bem durante todo o segmento e apenas nos últimos 5km senti alguma fadiga.
Chegava o segmento de corrida. 4 Voltas de 2.5 km. A 1ª das voltas foi para conhecer o percurso num ritmo defensivo. Com as dificuldades que encontrei pela frente, que incluíam uma rampa de 50m e uma subida progressiva de mais de 200m, achei melhor manter o ritmo defensivo ate final!
Terminei bem e com a sensação de ter gerido bem o esforço dentro de uma prestação que considero normal.
Gostei muito da prova. Definitivamente uma daquelas que vai ficar no meu calendário dos próximos anos.
E para minha grande surpresa, fui 3º no escalão V1 (40-44). Tal foi a surpresa que nem dei por ela. Já estava em casa quando soube!
Não que a prestação tenha sido excepcional. Nada disso. Como já referi, perfeitamente normal. Mas o facto de coincidir com um período de férias, estarmos muito próximos do Campeonato do Mundo de Distancia Longa (a disputar dia 29) e o local ser afastado de Lisboa, resultou na ausência dos atletas que por norma disputam o pódio no escalão V1.
Seja como for, como diz um amigo meu, quem está está, quem não está, paciência. Esta já ninguém me tira:)
Aguardem, voltarei a repetir o feito…no escalão V4
Bons treinos!
Paulo, Parabéns, um pódio sabe muito bem, o que é imperdoável foi não teres ficado para saborear a sensação.
ReplyDelete