Thursday 13 September 2012

Duatlo de Almeirim


Foi no passado Domingo. Marcou o regresso à competição após as férias. As motivações para participar eram as mais simples. Era perto de casa e gosto de competir.
O dia estava quente e húmido, mas bonito! Muito Sol.
A forma não é a melhor, mas isso é o que menos importa. O objectivo era divertir-me e sofrer q.b.!
A prova foi disputada no formato Sprint: 5km corrida, 20Km de ciclismo e 2.5km de corrida a terminar.
A estratégia nestas provas é forçar na primeira corrida para conseguir entrar em bons grupos de ciclismo. Mas nem estava com treino para isso, nem psicologicamente preparado para tal. Comecei prudente, ouvindo os sinais que o corpo me dava e fui aos poucos entrando em “race mode”.
Acabei por passar alguns atletas durante a segunda volta e cheguei à T1 com um tempo dentro do minuto 19. Bastante razoável para as minhas expectativas.
Mas não o suficiente para integrar um grupo de ciclismo numeroso. Precisava de ter corrida 30s mais rápido. Mesmo assim acabei por ser “rebocado” por um atleta da Golegã que pedalava bastante bem. Tentei ajudar o que pude, mas digamos de 90% do tempo foi ele que puxou. Fomos “apanhando” atletas pelo caminho, formando um pequeno grupo. Chegamos a estar a menos de 30s do grupo da frente, mas acabamos por perder tempo na 2ª volta.
Uma nota para o percurso de ciclismo. Bastante fraco. O piso em mau estado. Muitos “tremeliques”. Com o calor e com o suor, as mãos facilmente escorregavam no guiador, e uma falha de concentração podia resultar numa queda.
Felizmente tudo correu bem, sem incidentes.
Chegava a T2. Surpreendentemente iniciei a ultima corrida com as pernas “soltas”. Consegui forçar o andamento e entrar em modo de sofrimento durante quase todo o segmento. Esta capacidade deixou-me satisfeito. Não esperava. Dei o que tinha para dar, mais não conseguia!
No final 14º entre 20 V1. Mas a classificação era o que menos importava. O importante é não parar!
Domingo irei correr os 15km de Benavente. À porta de casa. Voltarei aos Triatlos em Lisboa durante Outubro.
Bons treinos

3 comments:

  1. Tens uma funcionalidade nova no guiador?
    Belos extensores... ;-)

    ReplyDelete
  2. Referes: "Consegui forçar o andamento e entrar em modo de sofrimento durante quase todo o segmento. Esta capacidade deixou-me satisfeito. Ótimo, Paulo. Parabéns pelo resultado (que não necessariamente a classificação). Olimpio

    ReplyDelete
  3. Sergio, com os "tremeliques" saltou-me um dos braços do extensor ainda na 1ª volta. Não o consegui fixar mais. Ia com medo daquilo...felizmente correu tudo bem:)

    ReplyDelete