Monday 17 September 2012

15Km de Benavente


Foi ontem, Domingo! Perto de casa. Sempre que posso, faço questão de participar. Era uma oportunidade para testar minha forma e colocar alguma carga nas pernas. Procurei abrandar o treino nos dias anteriores para poder levar o corpo ao limite dentro de uma boa prestação.

Mas não aconteceu. Acordei cansado e nunca me senti bem durante o aquecimento. O dia estava nublado, quente e muito húmido. Longe das condições perfeitas.

Fiz um aquecimento mais longo que o habitual para ver se “arrebitava”. Sem sucesso.

Comecei a prova a sentir-me pesado. Estabilizei o ritmo nos 4m20s/km. Após 3 km tinha sérias dúvidas de que iria conseguir manter aquele ritmo os restantes 12km. Ia a lutar contra maus pensamentos a maior parte do tempo. Aos 6km comecei-me a sentir melhor. Fui ultrapassando alguns atletas e isso deu-me algum ânimo psicológico. Procurei manter o ritmo apesar do percurso não ser fácil. É o que denomino por um "falso plano".

Comecei a acreditar que podia acelerar nos últimos 5 km. Procurei ir cauteloso até aos 10km. Nessa altura tentei acelerar, mas as pernas não respondiam. O ritmo cardiaco ia muito baixo. O melhor que consegui foi manter o ritmo até final. Cheguei com 1h05m57s para 15,2 km. Muito perto 4m20s/km de ritmo médio.

Não foi bom, nem mau. É o que estou a valer. Não há desculpas.

Agora é tempo de recuperar! Alguns dias fáceis para trazer as pernas de volta!

Bons treinos

Inglish Version

Benavente 15Km Running Road Race

It was yesterday, Sunday! Close to my home door. I always make a point to participate. It was an opportunity to test my fitness and put some load on the legs. I tried no to train hard on the previous days to leave something on the “tank” to really stress the body and put a solid performance.

But it did not turn out that way. I woke up tired and never felt good on warm up. Day was cloudy but warm. Very humid weather. Far from perfect conditions.

I did a longer than usual warm up to see if I could get some good feelings. No success.

I started feeling heavy. I stabilized at 4m20s/km pace. After 3 km I had serious doubts that I could kept that pace the all the 15km. I was fighting my bad thoughts most of the time. At 6km I started to feel better and I was closing down and passing some athletes. That gave me a psychological boost.

I was trying to maintain the pace. Race circuit it is not easy. What a call a “false flat”.

I started to believe that I could pick up the pace on the last 5km. However, I was cautious, controlling myself to not force until the 10km mark. Getting there I tried to accelerate but legs were not responding. Hard rate was also too low. I just could keep the pace and run down to the end on 1h05m57s for the 15.2km. Very close to 4m20s/km average pace. Not good, not bad. No excuses. That is where I am.

Now is time to recover! Some easy days to get my legs back!

Keep pushing!


1 comment:

  1. Dizes que não foi bom, nem foi mau? Eu acho que foi razoavelmente bom. Há dias, Paulo. Parabéns na mesma. Olímpio

    ReplyDelete