Friday 18 October 2013

Triatlo de Lisboa – Final de Época



Foi no passado Domingo. No local habitual da prova, junto à Torre de Belém!

Para mim representou o final da época. Já não competia desde o Fundão, à mais de 1 mês.

Sabia que a natação estava fraca,  o ciclismo e a corrida razoáveis. Há uns 6 meses que não faço uma sessão de natação dura. É algo que gostava de ver alterado para 2014. Mas cada coisa de sua vez.
O dia estava ideal para competir, sem chuva, óptima temperatura e como de costume uma agradável moldura humana a assistir!

A natação foi “estranha”. Foi a mais rápida da minha vida. Não pela minha actual forma, mas por dois factores associados. O percurso foi encurtado.  A corrente estava fortíssima, foi necessário trazer mais para terra a bóia mais ao largo. Ao mesmo tempo, o percurso a favor da corrente era percorrido num ápice!
 Não obstante, a rondagem da 1ª bóia foi a mais complicada da minha já longa carreira triatletica!
A corrente vazante era fortíssima. Procurei nadar numa direcção que já desse o desconto a este factor. Mas fiz-me à bóia demasiado cedo e de repente estava em dificuldades. Fui obrigado a nadar uns 5m contra a corrente. No meio de uma confusão tremenda. Procurei nem levantar a cabeça para evitar ser atingido por um braço mais solto. Foram momentos curtos mas aflitivos. Lá consegui passar a bóia com o folego nas ultimasJ . Na 2ª passagem dei um desconto maior e passei a mesma tranquilamente.

Rapidamente chegava o ciclismo. Logo no início juntei-me a outros dois triatletas na perseguição a um grupo maior que seguia uns 30s à nossa frente. Tive igualmente que trabalhar. Como nunca o tinha feito num Triatlo Olímpico. Fizemos a recolagem ao grupo já depois de metade do segmento, por volta dos 20km. A partir dai apenas ajudei pontualmente. Fui-me resguardando.

Sai relativamente solto para a corrida. Talvez até rápido demais. Acabei por estabilizar o ritmo já na segunda volta e a partir dai foi manter. Acabei por fazer um parcial bastante razoável.
O tempo final na casa das 2h09min foi o meu melhor de sempre. Mas isso, pouco me diz. Com um segmento de natação mais “normal”, teria feito alguns minutos mais. O mais positivo foi efectivamente ter-me sentido Triatleta, ter vivido a prova com intensidade. Por norma, procuro resguardar-me no ciclismo. Não foi o caso. Desta vez, tive que me aplicar nos 3 segmentos!

Agora é procurar não parar muito. A motivação para competir continua na mente!
Vou esperar tranquilamente por 2014!
Bom treinos. Que a falta de luz, a chuva e o frio não sirvam de desculpa.

2 comments:

  1. Boa Paulo. Parabéns por mais um excelente desempenho. Admiro " A motivação para competir continua na mente!"

    ReplyDelete
  2. Para o ano temos mais diversão, Parabéns e força para para este Inverno

    abraço
    sica

    ReplyDelete