Tuesday 11 February 2014

Duatlo das Lezírias 2014





Decorreu no Domingo passado e marcou o inicio da minha época 2014. Tenho que admitir que a motivação para participar já não é a mesma de outros anos, mas sendo a prova da região do clube, há-que marcar presença.

Os previsões meteorológicas não eram animadoras e vieram a confirmar-se. Chuva e vento forte! Certamente uma das razões que terá afastado alguns atletas de se inscreverem e outros de iniciar a prova.
Como nota, saliento o quanto o “field” competitivo é diferente de á alguns anos. Chegou a ser uma prova onde os atletas do CAR vinham testar o seu nível de forma no inicio de época.
Actualmente, nenhum dos nossos atletas de elite marca presença. Reflecte de alguma forma como a modalidade tem evoluído. Vejo isto como positivo.
Apesar das condições meteorológicas, senti sempre vontadde fazer a prova, de voltar a competir.

Cheguei cedo e fui-me mentalizando para o “banho” de lama que tinha pela frente! Igual para todos!! A maior preocupação era escolher o equipamento adequado para não ter frio durante a prova.
O meu objectivo era apenas terminar sem incidentes (o ano passado cai) e testar as pernas na 1ª corrida. O teste mostrou que estou fraquito (ainda mais) para correr. Nunca me senti bem durante a 1ª corrida. Pernas pesadas, o ritmo cardíaco baixo, fracas sensações.  Custou mais que o esperado para o ritmo a que ia.

O ciclismo foi abordado de forma prudente. Fui ligando o motor lentamente. Vim de trás para a frente mas com esforço adicional. As condições estavam duras. Esperei que viessem de trás os homens do BTT. Nessa altura, estando o vento de frente na 1ª parte do percurso, tentaria ir na(s) rodas. Mas isso não sucedeu e acabei por ser eu a andar mais tempo na frente do grupo. Especialmente durante a 2ª volta.
Surpreendentemente, para quem não andava de BTT há 1 ano, passei razoavelmente a lama do Valado (retorno junto ao rio). Lama continua durante uns 3km!! Um quebra pernas enorme!!
Acabei por sentir algum desgaste na 2ª passagem pela zona, mas a cabeça nessa altura já só pensava nem chegar á T2 e procurar chegar ao fim.
O ultimo segmento de corrida foi o esperado. Um inicio á “coxo”,  com as pernas pesadas e presas, que se foram soltando ao poucos!  

No final 84 entre aproximadamente 270 atletas. 14 no escalão V1. Um resultado razoável. Se fiquei satisfeito? NimJ
Geri bem a prova, acabei por ser consistente e terminar nestas condições é sempre épico. Mas preciso correr mais rápido. Isso comprometeu um resultado melhor. Teria beneficiado de outras companhias no BTT que certamente me iriam colocar uns lugares mais á frente. Mas é o que estou a valer e á que melhorar!

Agora é treinar e deverei regressar á competição no Triatlo de Alpiarça no final de Março!
Bons treinos e não se afoguem com esta chuva!!!

No comments:

Post a Comment