Monday 13 July 2015

Aquatlo de Coruche

Neste passado Domingo voltei aos Aquatlos (natação e corrida). Penso que terá sido a 2ª vez que fiz um. A única memoria que tenho é ter feito um há muitos anos em Sesimbra! A prova é composta por 750m de natação seguidos de 5km a correr.

Participei com o único objectivo de passar uma tarde agradável. Coruche é perto de casa e o local onde se realiza a prova é muito agradável. A partida estava agendada para as 16h. Por isso, decidi fazer na mesma o meu habitual treino longo de ciclismo matinal. Fui na companhia de um bom grupo o que resultou num “empeno” acima do pretendido!! Moeu e as mazelas vieram ao de cima mais tarde. Mas já lá vamos.
Optei por ir cedo para Coruche. A ideia era realizar um pequeno treino de natação antes da prova. Infelizmente o parque de transição abriu muito tarde e acabei apenas por fazer o aquecimento que se resumiu a fazer uma volta completa ao percurso.

Apesar de não estar demasiado calor (28º), a agua estava perfeita. 22 graus! Propicia a uma banhoca excelente sem fato. Gosto de nadar nos rios sem fato. Dá uma sensação de liberdade!
Chegava o momento da partida. Uma partida dentro de água, mas com pé, o que a torna diferente!! Tentei colocar-me no local mais directo á 1ª bóia e sair rápido como manda a regra nestas provas sprint. Mesmo com “apenas” 150 atletas, houve bastante confusão até á 1ª bóia. Pelo meio ainda levei uma patada nos óculos do lado esquerdo que me obrigou a parar para os recolocar. Nada que me afectasse.
Senti-me bem todo o segmento, embora não fizesse ideia se ia bem ou mal. Ia a desfrutar o momento, que no meu caso, neste segmento, nem sempre é assim. Queres é sair dali o mais rápido possível!

As minhas dificuldades começaram no exacto momento em que sai da água. Ao tentar elevar-me da água para o pontão, tive um cambrea no bíceps da perna esquerda que me deixou imobilizado. Mazelas do treino matinal.  Tentei recompor-me e fui a coxear até á transição. Calcei os sapatos com cuidado e sai para o segmento de corrida ainda a coxear. Aos poucos regressei á normalidade. Mas as pernas doíam-me. Não queriam correr. O ritmo era fraco e ia-me a custar. Só depois dos 2km me consegui soltar um pouco e imprimir um ritmo mais forte. Mas nunca o desejado e sempre muito sofrido.
Sem duvida que o treino matinal tinha deixado as suas marcas. Mas isso, já eu sabia que ia acontecer, por isso, nada de queixas!!

Terminei com 35’, 5º V1, que na pratica é 4º, porque o 4º encurtou o percurso de corrida. Não foi o único atleta a fazê-lo. E nenhum o fez com intenção. A organização poderia e devia ter estado melhor na indicação do percurso. Pouco claro em alguns locais!

O curioso é que sai da água em 3ªJ. Mas mesmo num bom dia, sem problemas físicos, não teria chegado ao 3º lugar. Só mesmo aprendendo a correr!!! Talvez um dia. Agora o objectivo é continuar a melhorar a natação. Se possível, tirar 1’ aos 750m.

No final, uma excelente tarde passada a competir e alguns sentimentos mistos. Por um lado, caso estivesse mais fresco, podia ter feito melhor, por outro, correr perto de 4’/km, passadas poucas horas de um razoável esforço de bicicleta, não é mau de todo.

Agora é recuperar as pernas. Provavelmente só voltarei a competir em Setembro!
Bons treinos

1 comment:

  1. Pela tua descrição, se não fosse a câimbra, acho que ias ao 3º lugar. Tenho gratas recordações do aquatlo de Coruche, pois ganhei o meu escalão num ano em que só participei eu :-) Olímpio

    ReplyDelete