Wednesday 6 April 2016

Triatlo da Quarteira. De regresso ao Algarve.




Decorreu Domingo passado no Algarve.

Deverá ter sido a minha segunda ou terceira participação nesta prova. Exige uma deslocação grande, mas é daquelas provas que gosto de fazer. Era tb a 1ª vez que íamos estar verdadeiramente representados como equipa 3B.

É uma prova de referencia, disputada numa bela envolvente, com uma das partes do segmento de corrida a ser percorrida na marginal. O segmento de ciclismo é enganador. Longe de ser fácil. Com alguns retornos e uma rampa suficientemente dura para deixar para trás quem não vai com pernas!

Para não variar, viajei no próprio dia. Alguns podem pensar que felizmente, poia a prova era “apenas” ás 11h30’, o que me permitia não ter que sair muito de madrugada. Mas posso dizer-vos que prefiro que seja mais cedo . Este horário, faz com que regresse a casa ás 16h30’, quebrando a tarde. Mais cedo, permite rentabilizar melhor o dia.

O dia amanheceu chuvoso mas foi melhorando durante a manhã. A deslocação para Sul tb ajudou na melhoria do tempo. Não ia chover durante a prova e o piso ia estar seco! Importante dado haver uma curva no final de uma descida “difícil de negociar”.

A saúde não tem sido a melhor nas ultimas duas semanas, com uma gripe á mistura, mas a motivação de competir e ajudar a equipa do 3B estava intacta.

A prova

Esperava-me um mar fresco com pouca ondulação, mas algo partido e uma partida da areia da box dos veteranos. Com 400 atletas no total a confusão era garantida!

E assim foi, há muito que não levava tanta tareia numa partida. Demorou até conseguir encontrar espaço para nadar em condições. Foi das partidas mais duras, se não a mais dura, que alguma vez enfrentei.

Mas faz parte! É pôr a cabeça dentro de agua e focar em nadar o mais rápido possível. A natação não comprometeu.

Chegava o ciclismo e o meu sofrimento. Pedalei quase sempre inserido num grupo reduzido, liderado pelo Miguel Fragosos. Foi a 1ª vez que pedalei com ele. O que é um honra!! Mas as sensações nunca foram boas.

Actualmente, gosto de colaborar neste segmento. Ainda tentei fazê-lo durante a 1ª volta, mas rapidamente percebi que ia muito no limite. Varias vezes achei que ia perder o grupo. Não que isso tenha estado iminente, mas ia em dificuldades. Embora até me defende-se bem na rampa, sempre que havia mudanças de andamento, não ia nada fácil.

O resultado foram umas pernas presas e pesadas para o segmento de corrida. Não que tenha sido muito sofrido. Simplesmente não havia capacidade para impor um ritmo forte. Era deixar ir e minimizar os estragos.

No global, fica a sensação que foi melhor o resultado que a prestação. Não fiquei satisfeito com as sensações. E muito menos com a corrida. Valeu por uma natação que mostra que estou melhor, mais confiante neste segmento. Que me permite sair relativamente bem colocado da água.

No final, inesperadamente, um pódio, com o 2º lugar no escalão V2 e um top 100 na classificação geral, o que é sempre agradável! E como não há bela sem senão, não contando com o pódio, não fui á cerimonia de entrega das medalhas :(

Fica tb a satisfação de ver a equipa terminar a prova. De ouvir as suas sensações, as experiencias e sentir o entusiasmo de cada um. Venham mais!

Agora é começar a apontar agulhas para o IM. Faltam 2 meses e meio. A próxima prova deverá ser o Triatlo de Leiria.

Bons treinos

No comments:

Post a Comment