Monday 4 May 2020

Consistência explicada de forma “mais cientifica”



Algum de vocês já terão lido algures as siglas ATL e CTL.

A 1ª significa “Acute Training Load” que pode tb ser referida como Fatigue (fadiga) associada ao treino. Normalmente medida no período de uma semana.

A 2ª significa “Chronique Triaining Load” e mede o acumulado do ACT durante um maior período de tempo. Pode ser 4, 8, 12 ou mais semanas.

Tipicamente o CTL é associado com um indice de Fitness (Forma). A ideia por trás, é que quanto maior for a carga de treino num determinado período temporal, melhor será a forma. O indice de forma será uma média ponderada do ACT onde as sessões mais recentes contribuem mais que as outras. I,é, se considerar o CTL dos últimos 3 meses, a forma está mais relacionada com o ATL das semanas mais recentes do daquelas de há 2 meses.

Confuso? Talvez.
Útil? Penso que sim. Utilizado adequadamente, bastante.
Porque insisto que a consistência é importante?

Facilmente podem perceber que um ACL consistente semana após semana contribui para um maior CTL e Fitness. Mas mais importante que isso, existe uma correlação entre ATL, CTL e lesões.
Vejamos o CTL num período de 4 semanas. Se as semanas tiverem todas o mesmo ATL, então cada uma contribui com 25% para o CTL. Ora imaginem que não treinam uma semana, ou que numa determinada semana tiveram um ATL o dobro das outras semanas. Na 1ª opção, havia uma semana com uma contribuição de 0% e 3 com 33%. No segundo cenário, a semana mais “pesada” iria certamente ter uma contribuição acima dos 30% para o ATL.

Valores % elevados estão correlacionados com lesões. O paradoxo, é que pela mesma logica, quanto mais treinas consistentemente num acumulado de longo prazo, menor é probabilidade de te lesionares.

Resumindo, ser consistente é a forma de maximizar a forma com a menor probabilidade de lesões
Perguntam vocês, e como se mede o CTL e o ATL?
Tentarei responder num próximo artigo

Bons treinos.  

No comments:

Post a Comment