Tuesday 21 July 2020

O regresso do Triatlo pós confinamento.




No passado Sábado voltei a participar num Triatlo.

E sem duvida que foi bom voltar a sentir o ambiente, voltar a competir.
Mas não é sobre a minha prestação competitiva nem sobre o calor que esteve que vou escrever.
O objetivo é partilhar a minha experiencia tendo em conta as regras a que a pandemia obriga.

Saliento que nunca fui um defensor de grandes confinamentos, sempre tentei fazer uma vida o mais normal dentro do possível e o meu entendimento é que o vírus continuará a circular, de forma controlada, havendo sempre um risco de contagio presente. Há-que encontrar o balanço certo entre voltar á normalidade e minimizar este risco. Sou tb crente que a propagação do vírus ao ar livre é muito baixa comparada com espaços interiores. Nunca pensei em deixar de participar devido á pandemia.

Provavelmente o maior risco de contágio não é nos preparativos e durante a prova, mas sim na partilha comum de espaços interiores como cafés de restaurantes.
O objetivo das novas regras é mesmo esse, minimizar o risco de contagio. E tirando um único momento, as regras funcionam. As maiores concentrações de atletas/pessoas, não é dentro do Parque de Transição, nem no decorrer da prova (todas as provas são non draft) mas sim nos locais de check in, partida da natação e check out.

No check in, o haver vagas ajuda a dispersar, a não se criarem filas enormes. Mas elas existem e de modo geral todos os atletas estavam de mascara e a cumprir o distanciamento social.
O mesmo sucedeu no check out.
O único momento onde o distanciamento não existiu foi na partida. Sendo a partida rolling start, 4 atletas de cada vez separados por 20’’, não havendo lista de saída, tendo em conta que a rampa de acesso á agua estava a ferver, os atletas acabaram por estar concentrados á espera da sua vez para começar.

Mas honestamente, no meu caso, até foi bom sentir o calor humano da partida. Acredito que a federação esteja atenta e vá procurar corrigir esta situação. Foi a 1ª prova a “sério”, serve para aprender, mas vejo com otimismo a continuação de eventos deste tipo com este nível de participação.
A sua realização parece-me de baixo risco de contágio e tenho que dar os parabéns á FTP por lutar que a modalidade volte á normalidade.

Incentivo todos a participarem sem receio e cumprindo as regras básicas. Mesmo que se anda a nadar muito pouco, só pelo prazer de participar, vale a pena!
Um abraço especial ao Bruno Silva. Somos dois dinossauros nestas coisas, mas é de salutar sentir que o teu espirito nunca muda. Teremos muitas mais pela frente!

Saudações desportivas.

No comments:

Post a Comment