Tuesday 11 May 2010

Cargas


Um tema que sempre achei graça nos Triatletas é a resposta à pergunta: Como vão os treinos?
Regra geral a resposta é sempre: vão mal, ou tenho treinado pouco, ou ando muito cansado.
Sempre a esconder o jogo. O que tenho aprendido ao longo dos tempos é que todos treinam mais do que dizem. E por vezes, muito mais. Se respondem que estão a fazer dois bidiários por semana, é porque a resposta certa é quatro. Se dizem que treinam 10 horas por semana é porque treinam 14 horas.
Se dizem que andam a fazer umas corridinhas é porque já estão na dureza das series.
O melhor exemplo disto aconteceu no Triatlo Longo de Lisboa. Antes da partida, já dentro de água, encontrei uma cara conhecida. Perguntei-lhe como estava. Não estou grande coisa, respondeu ele. Pouco treino, etc. Um queixume pegado:)
No final, ele fez uma prova fantástica.
Como não acredito em “milagres” em provas de resistência, fiquei desconfiado. E claro, acabou por me vir parar aos ouvidos que ele tinha treinado que nem um “cão” nas semanas que antecederam a prova!
Quanto a mim, bem, eu tento ser o mais honesto possível. Mas sim, é claro que também sofro do mesmo sindroma. Mas tento ser controlado…
Junto segue o resumo da minha semana passada de treino. Nada a esconder. Em termos gerais foi uma boa semana. Quase cumpri o plano. A dificuldade era saber que carga conseguiria eu gerir depois da semana de descanso após o Triatlo Longo de Lisboa. O dia de 6ª foi duro, mas sobrevivi. Cumpri as tarefas prescritas.
Só saberei se a carga era correcta daqui a uns dias. Esta semana será ligeiramente mais dura. Se não a aguentar é porque o meu corpo não está a assimilar o treino. E provavelmente, a semana que passou devia ter sido mais fácil. Hoje 3ª feira, estou bastante cansado. Mas veremos como evolui.
Bons treinos
Paulo

2 comments:

  1. Paulo, de facto não há milagres e de facto não sei porque é que o pessoal esconde aquilo que treina, que eu saiba é a unica forma de evoluir e quem consegue gerir e aguentar o treino deve sentir-se orgulhoso e não envergonhado.
    Eu normalmente tenho mais uma sessão de natação e actualmente o volume anda entre os 2500 e os 3000 mts por sessão, tendo sempre uma parte reservada a exercicios de técnica.
    4 sessões de corrida e 4 de bicicleta, 2 indoor, 2 outdoor ao fim de semana, seguidas de corrida o volume tem estado entre as 12 e as 16 horas semanais.

    ReplyDelete
  2. Eu tb gostava de ter mais uma sessão de natação. Mas acima de tudo, sinto falta de uma sessão de bike longa tb ao Sabado. O plano ficaria perfeito dessa forma. Mas já me dou satisfeito pelo que consigo treinar.
    Hoje estou todo "roto"...
    Bons treinos

    ReplyDelete