Thursday 29 April 2010

Does size matters?


Periodicamente gosto de analisar a qualidade das minhas performances nos 3 segmentos do Triatlo. Em qual deles tenho mais aptidão? Concluo sempre que sou melhor no ciclismo e mais fraco na corrida. Mas curiosamente, ao longo dos anos, os 3 segmentos tem ficado mais equilibrados.
Tenho 1.86cm, 81kg de peso. Segundo o senso comum, a estrutura oposta à de um corredor. Será por isto que nunca serei um bom corredor? A minha resposta é não.
Ok, o peso (estrutura) limita, a altura, do meu ponto de vista não. Existe uma opinião generalizada que os bons corredores de meio fundo e fundo têm que ser pequenos. O mesmo para os ciclistas que tencionem ganhar provas por etapas. Para se andar bem nas montanhas não se pode ser alto. Estatisticamente concordo, mas não creio haver evidencia cientifica disso. O meu ponto é: quanto mais alto melhor. Desde que a estrutura seja adequada e eficiência se mantenha.
Vejam o caso do Usain Bolt. Dizia-se que os velocistas tinham que ser pequenos. O Miguel Endurain, que pesava quase 80kg em forma e tinha perto de 1,90m. O Jan Ulrich, que tinha mais que 1,80m. O proprio Jan Frodeno, campeão olímpico de Triatlo. 1.93m. Um corredor formidável. Tecnicamente quase perfeito. O que poderá fazer um Cancelara numa volta a França com menos 5kg? Ok, ele não nasceu com a estrutura perfeita. Mas com uma dieta bem desenhada, é possível conseguir que ele a venha a ter. O mesmo sucedeu com o Miguel Indurain.
Imaginem um Kenisa Bekele com mais 20cm mas estruturalmente igual. Seria por certo ainda mais rápido. Não duvido.
É provável que a raça humana ainda não consiga "criar" seres humanos altos que tenham a estrutura e eficiência ideal para correr (já dizia o meu pai que se fosse para correr, teríamos ficado sempre com 4 patas). Mas também é verdade, que se fores alto, desde de pequeno que irás ser orientado para outras modalidades, que não a corrida. A tua estrutura e a tua eficiência nunca serão moldadas à corrida.
Um dos meus futuros objectivos é tentar melhorar um pouco a minha corrida. Na estrutura não posso mexer (ok, posso perder peso). Mas posso mexer na eficiência. Não só treinando mais mas acima de tudo alterando a minha técnica de corrida.
Esta é uma das vantagens de praticar Triatlo. É sempre fácil arranjar um novo objectivo para manter a motivação e ir treinando!
Bons treinos

No comments:

Post a Comment