Monday 18 October 2010

E assim foi a outra…a última prova…

…como sénior. Mas esteve quase para não ser.

Primeiro porque o local da prova foi deslocado do Estoril para Montemor-o-Velho. E segundo, porque tive uma actividade profissional que me ocupou todo o Sábado. Dificultando assim a minha disponibilidade para Domingo. Durante toda a semana, estava certo que não iria. Mas decidi não anular a minha inscrição e manter as opções em aberto. E ao contrario de outras vezes, foi a família que quis que eu fosse!

Como foi.
Como tenho comentado, o meu treino tem andado fraco desde o Verão. Pouca estrutura e pouco volume. Das 10 a 12h semanais que são a norma, passei para 8-9h nas últimas 10 semanas. O nível de forma não é o melhor, mas o suficiente para encarar um Triatlo Olímpico com a certeza que uma prestação razoável estava ao alcance.
A prova foi exactamente o que antevia. Uma natação sem comprometer, um ciclismo a aguentar o possível e uma corrida sofrida. Mas não tanto com em Setúbal.
Para não variar, cheguei em cima da hora. O stress normal. Segundo o regulamento o Parque de Transição fechava às 10h35m. Eram 10h15m ainda estava a estacionar o carro. Estava a descarregar o material quando ouço que ainda ia abrir o Parque de Transição. Uuuufffff…passou o stress

A natação foi na pista de canoagem. Duas voltas em triângulo com partida de mergulho do pontão! Com saída da água aos 750m e novo mergulho!
Parti lento e naveguei mal até à 1ª bóia. A partir dai melhorei a minha navegação e mantive um ritmo aceitável. Quando sai da água, rapidamente verifiquei que estava dentro dos lugares normais.

O ciclismo foi custoso. 40km divididos por seis voltas num percurso maioritariamente plano com algumas curvas e com uma subida de 300m terrível. Muito selectiva. Rodei só no inicio mais de meia volta. Depois apareceu o Fernando Carmo com o José Oliveira e o António Moura na roda. Vinham a rolar junto de um grupo com uma volta de avanço. Os juízes vinham perto e o Fernando procurava não ir na roda do grupo. Embora rolasse ao ritmo do mesmo. Que era demasiado forte para mim. Na entrada da 2ª volta, ele acabou por ficar só. Fiquei com o José Oliveira e o António Moura. E fomos trabalhando à vez até final. Ao contrário do que é habitual, não me fui sentindo melhor à medida que os km iam passando. Senti mesmo alguma fraqueza na última volta. O que não era um bom pronuncio para a corrida. Além disso, tinha-me esquecido de levar as barras e os gels energéticos. A minha estratégia alimentar estava comprometida.

O trajecto da corrida era fácil. Todo plano com poucas curvas. Duas voltas à pista de canoagem. Pouco mais de 10km. O percurso de ida era contra vento. O retorno a favor. Senti-me algo pesado e moído, mas não me sentia a arrastar como em Setúbal. Fui algo controlado na 1ª volta. Na segunda libertei-me um pouco e consegui sentir-me “a correr”.

No final estava bastante satisfeito. Mais uma prestação razoável e a sensação de dever cumprido! E desta vez, tinha parte da família na meta. O que dá sempre uma alegria adicional a estes momentos!

No entanto, hoje quando vi a classificação, fiquei algo surpreendido com o parcial do segmento de corrida. 48m. Isso teria acontecido se me fosse a arrastar. Senti-me a correr para 45-46m. Algo estava errado. E sim, estava. O meu tempo final não batia certo com o do meu relógio. No mínimo, mais 1m30s. Terminei a 5 metros do atleta que ia à minha frente. Era impossível ter ficado a 1m30s dele!
Felizmente que os resultados on-line estavam correctos. O meu parcial de corrida terá sido por volta dos 46m30s. Fraco, mas não uma miséria. Em linha com o que está a valer a minha corrida.

Agora é hora de pensar o que fazer durante o Inverno. Talvez me dedique à natação. Ou então a preparar uma meia maratona. Entrar numas maratonas de BTT tb está nos planos.

Regressarei aos Triatlos lá para Abril do próximo ano. Com a certeza de já ter um dorsal e uma touca vermelha! Digno de um veterano!

Bons treinos

3 comments:

  1. Pois é Paulo, motivação extra,com um treino mais consistente, é possivel sonhar com um Podium em V1, um destes dias, mas despacha-te que no próximo ano terás mais um para a disputa :).

    ReplyDelete
  2. Tu já estás noutro nivel! E ainda vais evoluir mais!
    Sem duvida, motivação é a palavra chave. Need to work on that:))
    PT

    ReplyDelete
  3. Paulo, bem vindo às toucas vermelhas :-)

    ReplyDelete