O final de todas as épocas é sempre uma boa altura para se fazer o balanço da mesma. O ano 2010 era um ano que previa complicado. Tanto a nível pessoal como desportivo.
Vivemos tempos ditos difíceis. Este modelo de sociedade capitalista global não está a melhor a qualidade de vida das pessoas. Nem a resolver os problemas estruturais das sociedades. Paralelamente, os “Media” inflamam os temas, exageram nas notícias e deprimem a sociedade. O chamado efeito “Bola de Neve”. Nada é tão mau quanto eles dizem. Nem tão bom!
Vejam o caso do orçamento de estado. Gostava de saber quanto do que sai nas notícias é verdade. Estou crente que é muito pouco…
Por norma, sou optimista. Alguns dizem que talvez seja apenas irresponsável….enfim…continuo a acreditar que temos todos os meios para ter uma sociedade melhor e mais justa. Um melhor futuro para os nossos filhos!
Nestes tempos mais difíceis, os resultados das empresas não são os desejados. Estas reorganizam-se, reestruturam-se. Aumenta a incerteza. Somos um animal de hábitos. Não gostamos da mudança. Mas temos que encontrar novos desafios nas dificuldades. Novas oportunidades. Sabia que 2010 ia ser um ano profissionalmente difícil.
Adicionalmente, com o nascimento do Joaquim no final de 2009, era certo que as minhas noites e a disponibilidade para treinar iam ser afectadas. É sempre assim quando há bebes lá me casa. A despesa mensal também ia aumentar:)
Mas se isso não me demoveu no passado, também não me iria demover este ano.
E assim parti para mais uma época com determinação. É verdade que a encarei de forma diferente. Menos competitiva. Não tracei objectivos muito concretos. Pretendia participar em algumas provas, mas não tinha em mente preparações especiais para as mesmas. Iria tentar manter as minhas rotinas de treino e ir às mesmas na forma em que me encontrasse.
Olhando as provas efectuadas, só posso concluir que a época foi muito boa:
> Dois Half Ironman (Lisboa e Aveiro);
> Um X-Terra (Figueira da Foz);
> Três Triatlos Olímpicos (embora não tenha terminado um);
> Mais umas quantas provas Sprint!
Nada mau mesmo. Com resultados razoáveis.
Definitivamente, dentro do que treino, o meu “Sweet Spot” das competições são as provas de distância Olímpica. Mas a motivação em relação às provas longas é cada vez maior. Essa será a tendência.
Dizendo isto, podiam depreender que me iria “atirar” para um Iron Man em 2011. Mas não, não creio. Terei que esperar provavelmente mais um par de anos. Os meus objectivos passam por manter a distância e tentar diversificar as provas. Tentar ir a provas novas. Gostava de competir num Half Iron Man (talvez um 70.3) fora de Portugal. Ou fazer uma prova Internacional do circuito ITU como “Age Group”.
Por enquanto vou treinando sem estrutura. Vou mantendo a actividade física.
A meio de Novembro começarei a pensar num plano de treino “mais a serio”.
O interessante é que esta semana bati o meu recorde pessoal aos 1000m em piscina de 25m:) E até me sentia bastante cansado antes de entrar na piscina! Aquilo a que chamo “fazer um pico de forma” fora de época!
O mau maior desafio actual é treinar (mais orientar) o meu irmão mais novo para o Masters de Natação de Inverno. Pretende competir nos:
> 50 Livres
> 100 Livres
> 100 Mariposa
> 100 Estilos
> 200 Estilos
E digamos que com algumas responsabilidades. Nos últimos campeonatos de verão foi 3º no seu Age Group aos 100m livres e ganhou os 200 estilos.
Pois…é que menino foi nadador de Alta Competição nos seus tempos de adolescente. Como ele já me disse uma vez, eu ando há 40 anos a tentar fazer os tempos que ele fazia aos 12 anos…ou aos 11 anos!
A operacionalização do treino para natação pura, especialmente para quem vai nadar estilos e distâncias curtas, é muito diferente do treino de natação para Triatlo.
Mas como sempre digo ás minhas filhas, o que é dificil é que é interssante. É que motiva!
Bons treinos!
O interessante é que chegado o final da época o que pensamos é o que podemos fazer para melhorar e andar um pouco mais à frente.
ReplyDeleteÉ a melhoria continua a funcionar, desejo-te fortuna agora que vais competir com os velhinhos ;).
Ó Sica velhinhos ?!? :-) Eu também já tenho touca vermelha :-)
ReplyDeleteOlha Paulo (o Teles) acho que és um heroi. Vida familiar, vida profissional e ainda tempo para treinar. Aliás acho que os AG são todos uns herois !!
Parabéns, consegues contagiar com tanta energia!
ReplyDelete