Friday 19 November 2010

Peso Ideal

No inicio de todas as épocas, penso sempre nesta questão. Ou melhor, penso sempre que preciso perder uns quilos. Para quem socializa comigo, isto pode parecer uma heresia! Todos dizem que estou magro. Muito magro. A começar pela Mama e a acabar na Sogra:)

Diria que em relação ao cidadão normal, sim, estou magro. Mas nos desportos de resistência, o peso tem uma importância fundamental. Teres que transportar excesso de peso durante horas, tem um custo energético alto. O objectivo dos atletas de resistência é reduzir a massa gorda ao máximo mantendo-se saudáveis. Melhorar a constituição corporal. Manter ou aumentar a massa muscular e reduzir a massa gorda. Tipicamente, um Triatleta de Elite masculino tem uma % massa gorda na casa dos 6 a 8%. Eu andarei nos 13 a 14%. Como vêm, comparado com um atleta de Elite, estou muito “gordo”:)

Vejam a foto que anexo. O atleta da frente é o Michael Raelert. Ele venceu a campeonato do mundo de 70.3 à 15 dias. Se o visse na rua vestido, julgar que tinha 70 anos e que estava a morrer de Cancro! Por isso, quando algum amigo me perguntar o mesmo, devo ter atingido o peso ideal!

Não, não ambiciono ter a composição corporal de um atleta de elite. Não possuo a genética nem as horas de treino necessárias. Mas penso sempre em baixar para valores na ordem dos 11%. Nunca o consigo fazer. Não tenho a disciplina necessária para cumprir a dieta. O pecado da gula trai-me sempre:)

Regra geral tenho uma alimentação cuidada. Mas quando e necessário fazer estas "afinações" finais, há que passar por alguns sacrifícios e cumprir uma dieta espartana. “Not for me”: Pelo menos até hoje!

Este ano decidi comprar um livro para ver se me motivo. "Racing Weigth". Duvido que resulte! Possuo na minha biblioteca já alguns livros sobre o tema. Procurava neste algo mais prático. Não tanto o que se deve comer, mas sim como operacionalizar a dieta. Gerir o apetite, etc. O livro não me decepcionou. O autor revela bom senso. E encontrei informação nova em alguns capítulos.

Uma ideia que retorça é que se deve contar as calorias que se ingerem de tempos a tempos. Ter uma noção do consumo calórico diário. Algo que nunca faço. Não é fazível no meu caso. Considero que é um tema para profissionais ou amadores extremamente dedicados.

Reforça igualmente a ideia que o objectivo da dieta do atleta não deve ser atingir um determinado peso. Mas sim melhorar a composição corporal de forma a melhorar o rendimento. Faz todo o sentido. Mas regra geral, quando se discute este tema, fala-se sempre em atingir um determinado peso. O que é errado.

Outra ideia interessante é que a gordura não é inimiga. Alguns atletas de elite podem chegar a consumir 40% das calorias provenientes da mesma. O importante é o valor total das calorias. Não se são 20% ou 40% vindas da gordura. Embora o valor de 40% será sempre mais aplicado a atletas de distância longa.

Dito isto, estou certo que ninguém me vai abordar na rua e perguntar se tenho Cancro:)
Mas ando tentado a melhorar a composição corporal. No entanto, comer pão, Hambúrgueres e Pizas, está no meu ADN.

Por isso, seja o que o apetite quiser!

Bons treinos














2 comments:

  1. Este ano consegui chegar aos 10% de massa gorda, entretanto já estou a ficar com uma barriga proeminente, mas vamos com calma que a época é longa e agora é tempo de repor os excessos :-)

    ReplyDelete
  2. Muito bom post! E sim às vezes sinto o mesmo...

    ReplyDelete