Monday 22 November 2010

Doping no Desporto.

Eis um tema sempre sensível de se falar. Ontem, Domingo, durante o meu treino matinal a minha cabeça ia a 100 a hora. Vários assuntos me assolavam a mente. Ia sem energia nas pernas. Estava toda na cabeça:)
Um dos que surgiu foi precisamente o do doping. Apeteceu-me escrever sobre o mesmo.

Tenho acompanhado com alguma atenção na Cycling News a evolução da investigação que esta a ser levada a cabo pela Agencia Federal Americana sobre doping no ciclismo. Mais concretamente na antiga US Postal. Sempre com o Lance Armstrong como alvo.

É algo de diferente nesta área. Mais serio. Uma investigação mais profunda. Ainda não estou certo que ira resultar em algo. A modalidade e muito fechada. Blindada. Mas tudo aponta que poderá revelar novidades que vão deixar o normal cidadão surpreendido. Acredito que poderá ser um passo importante para uma modalidade mais limpa.

É um tema que me deixa com sentimentos mistos. Digo isto, porque não é o doping que faz um campeão. No entanto, no ciclismo, todos os campeões se dopam. Ou se “tratam”, palavra mais agradável de pronunciar!

No ciclismo os ladrões andam á frente dos polícias. E estamos a falar dos polícias mais desenvolvidos e bem equipados que existem no mundo do desporto. Alem disso, os polícias encobrem os ladrões frequentemente. Como em tudo o que envolve dinheiro, existem sempre relações promíscuas.

Embora nos últimos anos se perceba que os atletas andam mais controlados. A introdução do Passaporte Biológico, a realização de testes cirúrgicos fora de competição e o maior controlo policial durante as competições, fazem com que os ladrões tenham que andar mais controlados. As performances do último par de anos reflectem isso mesmo.

Pensem comigo. Jan Ulrish e Ivan Basso. Ambos "apanhados" na Operação Puerto. Agora vejam, com quem eles disputavam a volta a Franca. Com LA. E quem ganhava? LA. Então se estes senhores andavam "tratados", como é que o LA lhes ganhava? Ou é um extra terrestre ou o doping não causa assim tanta diferença no desempenho. Ora, nem uma nem outra são verdadeiras. Logo, a conclusão e óbvia.

Recentemente assistimos a confissões de doping de alguns ex vencedores do Tour. Bjarn Riis e o recentemente falecido Larent Fignon. Já Anquetil tinha dito ironicamente que não se subiam montanhas a “água e bifes”.

Estou convencido que LA virá um dia a fazer o mesmo. Neste momento, há muito dinheiro envolvido. Muitos interesses. Será que isto faz dele um mostro? Como parece que a investigação americana quer fazer provar? Não creio.

Uma coisa me parece óbvia. Os primeiros 20 classificados do Tour estão todos “tratados” da mesma forma. Quem ganha é efectivamente o melhor. LA foi o melhor durante 7 vezes. Esse mérito nunca lhe poderá ser retirado. As armas eram idênticas para todos. Além disso, ele revolucionou a forma de preparar um Tour. A forma meticulosa como o fazia. O reconhecimento das etapas, a forma como controlava o peso, etc. O focus que demonstrava no objectivo principal. È uma lição para a vida.

Existe também a parte negativa. Ele alimentou a cultura existente. Até a poderá ter desenvolvido. Vive uma vida de hipocrisia. Se bem que a meu ver os atletas são as maiores vítimas do sistema. Médicos, Directores Desportivos, treinadores e responsáveis pela modalidade são os grandes culpados.
Infelizmente para o ciclismo, a sua visibilidade na comunicação social relativamente estes assuntos é muito má. É uma modalidade muito popular. Estas notícias vendem jornais. Não creio que em outras modalidades a situação seja muito diferente.

Estou crente que tudo isto venha a fazer do ciclismo uma modalidade bem mais “limpa”. E, ironicamente, todas as outras ficarão a dever o aumento da sua transparência ao mesmo.

Entretanto, vou aguardando com curiosidade o resultado da investigação. E recorrendo aos meus próprios métodos de “tratamento”. Sementes de linho, óleo de salmão e vitamina C:)

Bons treinos

1 comment:

  1. É estranho que no ciclismo profissional (de alta competição, tipo volta a França) em que os controles são (supostamente) muito rigorosos, os ciclistas não acusem mais vezes doping, especialmente os das frente da classificação. Por vezes, só passado muito tempo surgem noticias que foram "apanhados" nessa situação. Olímpio

    ReplyDelete