Friday 12 November 2010

Um tributo à Dedicação.

Enquanto vou pensando nos desafios desportivos para 2011, não posso deixar de escrever umas palavras sobre a determinação de alguém que admiro. Determinação essa que é um exemplo para a vida de todos nós. Profissional ou não.

Estou a falar do Paulo Guedes.

Para que lê os meus posts com regularidade, o Paulo pertence ao meu grupo de corrida do Estádio Nacional. Foi o grande responsável por me ter feito entrar na “em zonas antes impensáveis de sofrimento no Triatlo de Lisboa.

Para quem já ultrapassou a barreira dos 50 anos, o Paulo apresenta uma condição física invejável. É um excelente atleta com algumas particularidades. È pequeno e leve. Mas num corpo muito proporcional. Atlético. Tem zonas cardíacas absolutamente anormais. O seu ritmo em repouso ronda os 30 e poucos batimentos. Idêntico ao de atletas de alta competição bem treinados. Mas a seu batimento máximo não ultrapassa os 150. Ao chegar aos 140 a sua respiração começa a ser ofegante. Algo, que no meu caso, só sucede próximo das 170.

Mas è unicamente eficiente. Possui uma invejável técnica de corrida e o seu corpo tem pilhas “Duracell”. Se formos fazer series de limiar de 6 x 1000m, com algum treino, consigo bate-lo. Mas quando começamos a subir a distância, a sua eficiência é imbatível.

Diz o “Lore of Running” que com planos de treinos equivalentes podes estimar o tempo da maratona multiplicando o da meia por 2,11. No caso do Paulo, este valor deve ser 2,05!

Um dos seus objectivos dos últimos anos tem sido baixar das 3h à Maratona. Começou como a maioria de nós, com tempos na casa das 3h15m-10m. Foi baixando e em Dezembro de 2009 conseguiu chegar às 3h2m. Naquela que foi a primeira tentativa seria de baixar das 3h. E esta tentativa já foi realizada depois de meses antes ter abortado uma preparação já recta final devido a lesão.
Este ano apontou para Berlim. Mas infelizmente no dia da prova estavam 4º grau e chuva. Não correu bem. Mas isso não o desanimou. Apontou para o Porto.

E bingo, 2h59m30s!

Mas nem é da marca que quero falar. Realço sim a forma meticulosa e determinada com que se prepara. Como cumpre os planos, como controla o peso, como se foca no objectivo.
Esta é a lição para todos nós. Como diz a Adidas “Impossible is Nothing”.

Os meus parabéns!

Bons treinos

2 comments:

  1. verdadeiramente impressionante e admirável. Olímpio

    ReplyDelete
  2. Quando temos amigos como o Paulo Teles, é natural que nos sintamos felizes e motivados.
    Paulo Guedes

    ReplyDelete