Monday 7 March 2011

Resistência Mental

“Strange ironies in this strange life that those who work the hardest, who subject themselves to the strictest discipline, who give up certain pleasurable things in order to achieve a goal are happiest men”.

Brutis Hamilton 1952

“Hard work is a key element to mental toughness. The simple and most well-known tool to building mental toughness is killer training sessions”

Na semana que passou dei por mim a ler um artigo sobre resistência mental. Em cima estão algumas das passagem que achei mais interessantes. Sem querer, acabei por fazer uma auto reflexão.

Este ano ainda não encontrei a motivação (ou as condições) para estes “Killer Workouts”. Já fiz alguns, mas mais “sem querer, do que planeados.

Recordo outros anos em que mesmo com noites péssimas me conseguia levantar de madrugada e correr 1h30m com trabalho de series incluído”. Em certos momentos cheguei mesmo a exagerar. Andava demasiado cansado. Mas o que é certo é que o conseguia.

Este ano está difícil. Mesmo sabendo que o Triatlo Longo de Lisboa está a menos de 8 semanas de distância e que gosto de me apresentar em condições. Tenho treinado menos tempo e com menor intensidade.

Paralelamente ando introspectivo. Reflicto sobre a importância e o lugar do Triatlo na minha vida. Já são 9 anos de amor!

Sem duvida que é um lugar importante. Ajuda a dar sentido aos meus dias. A estar focado em algo. A chegar ao fim do dia com a sensação que os dias tiveram mais intensidade e cor. Foram mais preenchidos.

Muitos de nós têm estas “pancas” que julgo benignas! Pergunto por vezes (raras), porquê no meu caso me deu para isto? Mas a resposta é irrelevante! Honestamente, nem procuro uma resposta. Seria sempre algo relacionado com actividade física ao ar livre.

Continuo a gostar muito da modalidade e a usufruir da disponibilidade energética que a boa forma física proporciona. A gostar do estilo de vida.

E mais importante que encontrar a motivação para os “killer workouts” é manter-me ligado á modalidade. Manter o exercício físico. Participar nesta e naquela prova. Desfrutar da competição. Seja o lugar mais atrás ou mais à frente.

Bons treinos e bom Carnaval!

2 comments:

  1. Não andas a treinar porque sabes que este ano não tens que fugir de mim no Longo de Lisboa. Deixa lá que para o ano não te escapas :-)
    Um abraço,
    Paulo Guedes

    ReplyDelete
  2. Continua lá a introspecção, porque a motivação só a podes encontrar mesmo dentro de ti.
    Se te serve de consolo não és o único a questionar se realmente faz sentido um papel tão central para o Triatlo na vida, mas um homem não escolhe as Paixões :-), por isso só faz sentido vivê-las intensamente.
    Bons treinos

    ReplyDelete