Tuesday 22 March 2011

Triatlo de Alpiarça

Como antevia, uma dia fantástico a dar as boas vindas ao primeiro Triatlo de 2011.
Sol, muito Sol, temperatura primaveril e um brisa agradável.

Apesar da prova ser perto de casa, levantei-me cedo. A ideia era fazer 1h de rolo na bicicleta de TT para me ir adaptando à posição. Apenas rolar, nada que me fizesse gastar muita energia. Acabei por apenas fazer 35m. Pelo menos fiquei logo com o aquecimento feito!

Depois foi comer e rumar a Alpiarça. Ainda cheguei com antecedência suficiente para sentir o ambiente. Com calma preparei o material e fiz o “check in”.

Um dos meus objectivos nesta prova era experimentar o conforto de algum material novo. O fato isotérmico Sailfish Vibrant e as meias de compressão que tenciono usar no Triatlo Longo.

Quando me dirigia para a entrada da água para vestir o fato, sucedeu um episódio inédito. Uma cobra atravessava velozmente o local das bóias de saída da água! A dirigir-se para as pedras da barragem. Coitada, devia estar bem assustada com tanta azafama!

Entrei na água, aqueci bem e procurei uma posição tranquila para partir. Parti prudente. Esperava muita confusão até a 1a bóia. Houve alguma. Há sempre. Mas felizmente ficou longe das minhas expectativas. Procurei manter um ritmo forte mas não demasiado desconfortável, navegar bem e ir nos “pés” de outros atletas. Terminado o segmento, fiz uma T1 tranquila e pelos atletas que me rodeavam, percebi que o tempo do segmento de natação tinha sido razoável. A dureza ia começar.

Comecei o ciclismo sem querer forçar muito. Sabia que viriam de trás bons ciclistas. E assim foi. A determinada altura surgiu o Pedro Pinheiro, seguido do Rui Simões e do João Santos. Tentei ir. O percurso era técnico. Muitas mudanças de direcção e subidas pequenas. Em algumas acelerações fui quase ao limite. Até que no final da 1ª volta perdi o grupo. Abordei mal a mais selectivas das subidas. Vinha embalado da descida anterior e ao curvar para o inicio da subida tive que travar. O grupo abriu 5m que nunca mais consegui fechar. Estive perto de o conseguir já mesmo antes da entrada da 2ª volta. Mas já ia nas ultimas e assim que houve uma aceleração, fiquei “pregado”. Fui absorvido por outro grupo menos forte e ressenti-me do esforço anterior. Demorei alguns km até voltar a encontrar as pernas (ou parte delas. Nunca as encontrei todas novamente:)). Voltei a passar por dificuldades e estive quase a perder este novo grupo. Felizmente consegui restabelecer-me antes de chegar à T2. Mas as marcas ficaram e o pior estava para vir.

Chegava a corrida. Mas não as pernas. Foi um autentico arrasto. Não propriamente um grande sofrimento. Simplesmente só tinha uma velocidade. Lenta. Ou melhor, muito lenta. Não dava para mudar. O ciclismo tinha deixado a sua marca. Acabei por ser passado por muitos dos meus normais concorrentes.

Mas fiquei satisfeito com o resultado final. Tenho treinado menos e o descanso não tem sido o melhor. Continuo a conseguir estar na disputa da prova com os meus grupos de referencia e a disfrutar da mesma.
O fato esteve perfeito e as meias não incomodaram. Material aprovado!
Terminada a 1ª prova como Veterano:)

Um ultima palavra para a prova em si. Muito boa. Excelente local para a pratica da modalidade, muita participação (380 atletas partiram) e um percurso de ciclismo suficientemente selectivo para separar o “trigo do joio”.

Agora que venha o Longo no final de Abril

Bons treinos

3 comments:

  1. A mota Pinheiro, só dá para seguir quando estamos mesmo bem, eu descolei exactamente na mesma subida mas ainda fiquei um pouco mais atrás.
    Venham novos desafios :-)

    ReplyDelete
  2. "“Alice rio-se: “nao tem sentido tentar”, disse: “nao se pode acreditar em coisas impossiveis” “Eu diría que é mais uma questao de pratica” disse a rainha. “Quando eu era jovem, praticava todos os dias durante meia hora. Muitas vezes cheguei a acreditar em seis coisas impossiveis antes do pequeno almoço”".

    Jogo interessante este de conseguir aquilo que antes parecia impossivel. Sobretudo se aceitarmos que o "espirito precede a materia".
    Boa sorte para o longo de abril. Um abraço

    ReplyDelete
  3. esqueci-me do nome... sou Sandra :)

    ReplyDelete