Tuesday 12 April 2011

Evolução

A semana que passou foi intensa! Dura, mas positiva. Nas ultimas semanas tenho aumentado os meus níveis de a minha aplicação. Gosta de realçar em particular a natação. Em treino estou a nadar melhor que nunca.

Quando me iniciei na modalidade lembro-me de sair da água com 17m, 18m nas provas sprint (750m). O tempo em si sempre foi insignificante. O que me deixava descontente era não estar realmente por dentro da prova. Sair muito atrás na água não o permite.

Queria evidentemente melhorar o meu nível de natação. Mas tenho o tempo limitado. Nado duas a três vezes por semana. Sessões de45m a 1h.

A solução é ter paciência e ser consistente. Nadar em 15m numa prova sprint dá grosso modo uma media de 2m/100m. Há 5 anos fazia 30m aos 1500m em piscina. Hoje estou muito próximo do minuto 25. Conto este, nas provas sprint, sair regularmente no minuto 12.
5 a 6m menos que no inicio. E sinto que ainda posso evoluir mais. Interessante.

Existe em muitos atletas que experimentam o Triatlo, um estigma negativo com a água. Alguns são excelentes ciclistas e corredores. Mas têm dificuldades na água. Muitos desistem ou aceitam que têm que fazer provas de trás para a frente.

São poucos os que têm paciência para fazer uma aposta dedicada na natação. Demora alguns anos. Mas estou convencido que com um boa orientação e dedicação, a evolução virá.

A preparação para o Longo de Lisboa continua. Neste momento sinto-me bastante cansado. O treino tem sido bom, mas o descanso uma lástima. Especialmente a qualidade das noites. 
Está na altura de começar a aliviar. Ganhar alguma frescura. Bem que preciso!

Bons treinos

No comments:

Post a Comment