Wednesday 1 June 2011

Triatlo Longo de Aveiro – Mais um monumental arrasto numa excelente prova .

No passado Domingo completei o meu 6ª Triatlo Longo. O meu 2º em Aveiro. Mais concretamente em S.Jacinto.

Se o Triatlo Longo de Lisboa é uma prova a não perder que pela sua dimensão, a prova de Aveiro para mim será sempre nostálgica. Passei muitos Verões naquela zona. Voltar ali é recordar muitos bons momentos. Além disso, o cenário da prova é muito bonito.

Em relação à prova em si, a minha prestação foi quase em linha com o que esperava. Uma natação normal, um ciclismo razoável e uma corrida muito fraca. Demasiado fraca para o objectivo a que me propunha. Fazer a prova abaixo das 5h. Fiz 5h09m.

O dia começou cedo. A prova começava ás 8h. Cheguei a S.Jacinto eram 6h45m. Os preparativos correram muito tranquilamente. Sem surpresas de ultima hora. Receava o aparecimento da chuva. O tempo andava a prometer isso mesmo. Mas felizmente não, esteve um dia muito bom. Apenas o vento que este ano soprava de Sul estava intenso.

A partida foi dada à hora e assim começava mais uma jornada triatletica! A natação foi tranquila. Não correu particularmente bem porque naveguei muito mal varias vezes e fiquei só durante a maioria do percurso.

O ciclismo foi razoável. 4 voltas de 22,5 km. A 1ª parte do percurso com vento pelas costas. O retorno, dureza, dureza. Como é habito fui controlando a intensidade pelo medidor de potencia. Novamente o meu ritmo cardíaco estava em valores ridículos. Cheguei a ver 132 bpm para uma percepção de esforço moderada. Em condições normais estaria perto das 150 bpm. Durante todo o segmento fui alternando entre momentos bons e maus. Por vezes sentia-me bem e fluido a pedalar. Noutras altura, sentia-me desconfortável e sem força. É normal isto suceder num segmento que dura 2h40m no meu caso. O resultado deste segmento acabou por ser razoável, dentro que que julgo estar a valer a pedalar.

Ia começar a minha prova:) Entrava na corrida. Sabia de antemão que algures iria andar. Até me passou pela cabeça (não na prova, mas antes dela) começar a andar de inicio. O 1km. Talvez recuperasse as pernas e depois conseguisse correr os restantes 20km. Mas em prova não o consegues fazer. Enquanto tens energia e a dor não é demasiado insuportável, não paras.

Pelos meus cálculos iniciais, teria que correr em menos de 1h42m para baixar as 5h. Perfeitamente possível. Quando entrei para a 2ª das 5 voltas, o objectivo ainda estava de pé. Mas aos 6km a máquina começou a entrar em modo de alarme. Demasiado cedo. Comecei a andar aos 7km. Mesmo o recomeçar a correr era penoso. Ia demasiado devagar. E assim foi até à ultima volta. Só voltei a correr normalmente os últimos 3km. No final, 1h52m para o segmento. Muito mau! Objectivo falhado:(

Mas nestas coisas, um dos objectivos é terminar. E esse estava alcançado! Tinha sido uma bela jornada, num excelente local.

Espero voltar à competição em Oeiras. Embora haja a possibilidade de ter um compromisso nesse dia que inviabiliza a minha participação. Gostava de ainda fazer mais um Triatlo Longo este ano. Mas pelas notícias que correm, não deverá haver mais nenhum cá em Portugal.

Ir ao estrangeiro não é muito provável e acabo por ficar com a sensação que a época terminou…em Maio!

Bons treinos!

1 comment:

  1. Paulo espero encontrar-te em Oeiras, para um sprint à maneira e apesar de perceber a tua insatisfação com o desempenho na prova, só te posso dizer para valorizar os aspectos positivos.

    ReplyDelete