Tuesday 10 February 2015

Duatlo de Tagarro


Decorreu no passado Domingo o Campeonato Nacional de Escalões de Idades de Duatlo na localidade de Tagarro. Um lugar situado no sopé da Serra de Montejunto, perto de Alcoentre.
Disputado na distancia sprint: 5km de corrida,  20Km de ciclismo, 2.5 km de corrida.
Pessoalmente, embora tenha passado várias vezes pela estrada nacional junto da localidade, desconhecia o mesmo.

Tomei a decisão de participar a 10 dias da prova. Não estava nos planos, mas sendo perto, e como não tenciono disputar os Triatlo no Algarve, decidi ir sentir o gosto da competição.
Encarei a prova como um treino. O mês de Janeiro foi fraco no que se refere á qualidade do treino. Como muitos, tb eu não me livrei de uma inflamação pulmonar, que não me impedindo de treinar, não me o deixava fazer como queria.

Estava um dia frio mas com um Sol intenso. O cenário que circunda a zona é muito bonito.
O percurso foi uma surpresa positiva. Tanto a corrida como ciclismo, de plano tinham pouco. Selectivo qb e muito equilibrado. Gostei bastante.

Comecei algo preso na 1ª corrida. As sensações não eram as melhores. Era esperado, sentia-me algo cansado. Mas encontrei o meu ritmo e fui indo, aos poucos de trás para a frente.
O ciclismo foi rápido. Ia inserido num grupo muito vivo. O ritmo era forte e ia algo desconfiado das minhas capacidades nas zonas mais selectivas. Procurei gerir o inicio. Sinto sempre dificuldades nos primeiros arranques.
Ao poucos fui melhorando e até acabei por passar pela frente do grupo algumas vezes, tendo inclusive passado melhor do que esperava as zonas mais selectivas do percurso. Deu para tirar algumas conclusões do meu estado de forma. Foi muito bom voltar a sentir a adrenalina a rolar rápido em pelotão.
O grupo foi crescendo bastante e ao chegar á T2 seriamos mais de 30 certamente. Procurei resguardar-me na parte final e soltar um pouco as pernas para a ultima corrida.  
Foi sofrida como sempre, mas a um ritmo razoável. Sentia que ia a correr, não a arrastar-me.   
No final, 104 na geral absoluta, 20º no escalão V1. Um resultado modesto em linha com o meu valorJ
Mas o mais importante não é a classificação, foi o ter estado dentro da prova, na disputa de lugares, voltar a sentir a emoções destas provas. É isso que me move.

Engraçado que quando me iniciei nestas andanças, os duatlos não me atraiam. O meu nível de corrida era fraco, havia menos atletas e acabava por sair sempre para o ciclismo muito atrás. Tendo que fazer este segmento sozinho ou em pequenos grupos. Acabava por não me sentir “dentro da prova”.
O oposto do que sucedeu no Domingo!
Excelente jornada desportiva!!

Saudações desportivas!

1 comment:

  1. É verdade Paulo "de plano tinham pouco" ao contrário do que anunciaram. Eu já conhecia a localidade, por ter participado algumas vezes nos 10 kms de Tagarro. Mas a prova estava bem organizada (excepto o precauço do agente da GNR com excesso de zelo"( e as condições climatéricas também ajudaram. Já começas a estar num bom nível, na corrida, pelo que isso faz muita diferença depopis no ciclismo, como sabes. Parabéns Paulo.Estiveste muito bem. E obrigado pela preciosa ajuda que me deste. Olímpio

    ReplyDelete