Wednesday 3 February 2016

Duatlo de Rio Maior - 1ª prova da temporada




Decorreu no passado Sábado o Duatlo Sprint de Rio Maior, primeira prova disputada em estrada da temporada.

No meu caso particular, era um momento singular. Era a 1ª prova em que iria representar o 3B - Clube Desportivo de Benavente, após mais de 10 anos ligado ao GAA VFXira. Clube ao qual quero agradecer publicamente todo o apoio que me deu, em particular na pessoa do Olímpio Guedelha.
Era igualmente a minha primeira prova no escalão V2. Cada vez mais velhote…J
Competitivamente servia apenas para testar a forma, voltar a sentir a adrenalina da competição e ajudar os restantes elementos do Clube menos habituados a estas andanças. Não havia objectivos classificativos concretos.

A prova.
Sai prudente para a primeira corrida (5Km) e fui lentamente encontrando o meu ritmo. As sensações até não eram más e ia a bom ritmo. Curiosamente, todos os elementos do 3B iam próximos, o que tornava a prova mais engraçada. Aos 4km comecei a sentir as pernas pesadas e a quebrar. Normal tendo em conta o acumulado do treino da semana. Já só pensava no segmento de ciclismo.

Depois de uma transição tranquila sai para o ciclismo com um pensamento de contra relógio. Iria impor um ritmo forte sem estar preocupado com a ultima corrida. Quem me quisesse ajudar, melhor, se não, não atrapalhassem. Fui acumulando alguns elementos da minha roda durante os primeiros km até que o meu colega Bruno Fonseca assumiu tb parte da despesa de impor o ritmo.
No entanto, pouco km depois, veio um duo de trás a grande ritmo e a partir dai tentei seguir e ajudar pontualmente. Fomos absorvendo elementos até sermos provavelmente mais de 30 elementos o que me permitiu relaxar as pernas antes da ultima corrida.

Mais uma vez sai prudente para este ultimo segmento. Surpreendentemente as pernas estavam a reagir e fui capaz de fazer os 2.5km finais a bastante bom ritmo. O que me deixou bastante satisfeito.
No final, um tempo na ordem da 1h04’, bom, mas com a noção que preciso correr os primeiros 5km mais rápido por forma a me posicionar melhor no pelotão.

Fui igualmente com satisfação que vi chegar os restante elementos do 3B, todos com desempenhos interessantes, mas acima de tudo com a sensação de satisfação de terem desfrutado da prova.

Para surpresa minha, ao consultar a classificação final, verifiquei ter sido 5º no meu escalão.
Nunca imaginei que algum dia pudesse fazer top 5 num escalão numa prova que envolve corrida;)

Fica tb a certeza que há um gap significativo de gerações entre V1 e V2. No escalão V1, teria sido 20º. É verdade que há sempre uma taxa de abandono dos atletas com o aumentar dos anos, mas estou crente que existe aqui uma disparidade geracional. Num par de anos, o escalão V2 será certamente mais competitivo.

Próxima prova será o Duatlo da Amadora, tb ele disputado no formato Sprint em estrada. É o Campeonato Nacional de Age Groups. O Objectivo é fazer top 15.
Pronto, tentar correr mais rápido os 1os 5km…

Para terminar um abraço especial ao Hugo Gomes e á Madalena Fontinhas. Sem vocês não haveria 3B e é uma satisfação enorme correr pelo clube!

Saudações desportivas

No comments:

Post a Comment