Sunday 12 June 2016

Triatlo de Peniche 2016



Na passada 6ª feira dia 10 voltei a participar no Triatlo de Peniche. É um prova emblemática do circuito nacional e novamente este ano, campeonato nacional de escalões de idades.
Disputada na distancia Sprint (750m, 21,5km, 5km), tem a particularidade de ter um percurso de ciclismo algo técnico e durinho.

O meu objetivo era fazer um bom treino de qualidade tendo em vista o Iron Man. Se possível entrar na disputa do top 10 do escalão V2 (45-49 anos). A frescura não era a ideal, mas a motivação era grande.

Decidi fazer uma natação no limite. Sei que estou a nadar em piscina melhor que nunca. Ainda curto para me chegar ao nível dos mais fortes do escalão, mas seguramente mais próximo.
Pena a partida ter sido algo estranha. A organização não esperou que todos se alinhassem atrás da linha. Muito gente seguramente mais de 10m adiantada. Acabei por ser surpreendido pelo tiro de partida e estar mal colocado.

Tal como tinha pensado, tentei sair rápido e nadar sempre a forçar. No entanto, fica a sensação de ter nadado mal em duas ocasiões. E ao sair da agua logo percebi que não estava onde queria.
Para piorar uma T1 algo atribulada e um inicio do percurso de ciclismo com as pernas a não responderem. Aos poucos fui entrado no ritmo e lá encaixei num grupo com um bom andamento. Embora nunca tenha ido fácil, fui melhorando as sensações ao longo do segmento.

Curiosamente o mesmo sucedeu na corrida. Sai muito preso para o segmento. Não conseguia forçar. Só no final da 1ª volta consegui reagir e curiosamente durante a 2ª volta ainda consegui ultrapassar alguns elementos que tinham passado por mim na 1ª.

No final, 1h12´, 11º V2 a 6’ do 1º classificado e a 2´do 5º. Embora a concorrência estivesse quase toda em peso, falhei o objetivo de fazer Top8.  No entanto, mais do que as classificações, interessam-me as prestações. Digamos que foi mediada. Um natação aquém do que queria e fracas sensações a correr e a pedalar.

Mas nem tudo foi menos bom. O 3B começa a ganhar forma. Começamos a ser um grupo. Não só nas provas, mas tb fora delas. Muito reconfortante.
Hugo Gomes e Madalena Fontinhas, a culpa disto é toda vossa! Vocês são os empreendedores do 3B!
Um obrigado tb para a Ribapedal que me preparou a estreia da Jorbi Champion. Não foi certamente por ela que não pedalei mais.

Estou inscrito no Triatlo de Oeiras já no proximo Domingo, embora ainda não saiba bem que abordagem vou fazer á prova. É 6 dias antes do IM. Algo em cima. É algo para ir pensando esta semana.


Bons treinos

No comments:

Post a Comment