Wednesday 12 April 2017

Triatlo Longo de Setubal



No passado Domingo voltei a competir num Triatlo Longo. O 1º após o Triman realizado em Junho do ano passado.
A escolha por Setúbal foi fácil. Queria experimentar um novo percurso e sendo organizado pela HMS, tinha todos os ingredientes para correr bem.

Apesar de ter mantido a consistência no treino durante o Inverno, não realizei nenhuma preparação especifica para prova. O treino neste período não correu pelo melhor. Muitos dias com más sensações e as prestações algo aquém do que gostava. Pouco motivadoras.

Mas a consistência e o volume estavam lá e não havia porque temer a prova. Já tinha mais de 10 do mesmo género no cv. Era procurar estar fresco á partida, gerir a prova de forma prudente,  cuidar da alimentação, da hidratação e ver o que dava.
Como já é habito, o descanso voltou a não ser o ideal o que retirava alguma confiança e duplicava a prudência.

O dia da prova estava excelente. Uma manhã fresca, muito Sol e uma brisa ligeira. Esperava-nos no segmento de natação uma água fria e uma corrente com alguma força. Este ultimo dado, recomendava algum cuidado na navegação nos percursos entre bóias que eram perpendiculares á direcção da corrente. 

A partida foi muito confusa. Tardei a ganhar espaço para conseguir nadar. Com tantos atletas é normal que assim seja. Depois foi colocar um ritmo moderado, navegar bem e ir indo. Sai da água com a sensação de missão cumprida.

Chegava o segmento de ciclismo. Sabia que tinha que ir prudente. O plano passava por controlar o ritmo pela percepção de esforço e ritmo cardíaco. Mas cedo percebi que o relógio não estava a captar o ritmo cardíaco. Paciência, menos uma variável com que me preocupar J
Não conhecia o percurso mas sabia que tinha segmentos diferentes. Uma parte montanhosa que tinha que ser abordada duas vezes e uma zona rolante. Entretanto o vento tinha subido de intensidade. Uma dificuldade adicional.

Para piorar, ia com problemas nas mudanças do pedaleiro grande. Na zona da serra, por duas vezes em descida a corrente saltou e milagrosamente voltou a entrar sem eu ter que parar. Aos 50km comecei a sentir desconforto na zona lombar e nas virilhas provocado pelo roçar no fato.  As sensações começaram a não ser as melhores, mas tudo se misturava. Seria cansaço ou desconforto. Senti-me a perder ritmo e concentração. Felizmente na ultima parte de serra voltei a sentir-me normal e o segmento estava a terminar. Faltava a corrida.

Cedo percebi que estava com alguma “saúde” e adoptei um ritmo onde me sentisse tranquilo. Era deixar ir, alimentar-me bem e ver quando ia começar a “doer”. O que sucedeu com normalidade já depois dos 15km. Mas ia ainda com energia no tanque e consegui forçar um pouco nos últimos quilómetros.
Estava feito e bem feito. 5h10’ tempo total.

Sei que se estivesse mais focado, mais leve, com a forma que tinha á 2 anos no ciclismo, podia ter feito melhor. Pensas sempre nisso, faz parte da mente competitiva. Mas tendo em conta o treino de Inverno, até correu melhor do que esperava e por isso só posso estar satisfeito.

Quro tb deixar uma palavra ao Hugo Gomes e á Madalena Fontinhas. O Hugo porque completou o seu primeiro Triatlo Longo com uma performance muito boa. É um orgulho, em parte sentia-me responsável por ti! Ainda me lembro do dia em que te baptizei em aguas abertas. Quem te viu e quem te vê. E ainda tens muito para evoluir. Á Madalena, que esteve de fora a apoiar de forma incansável, que tb abraçou esta vida de triatleta, e que em conjunto com o Hugo me têm apoiado nesta jornada 3B. Estar com vocês nestas andanças torna os momentos mais completos.

Ao Sérgio Batalha, que é o meu companheiro V2 e que tb participou. Tem paciência. Tu tens imensa capacidade. As coisas não te saíram bem. Tiveste alguns azares. Estou certo que com a dedicação que tens, as boas performances vão aparecer.  Quero ver-te bem á minha frente, a lutar pelos lugares da frente no escalão!

Ao Paulo Guedes, que voltou ao Longos depois do episódio menos positivo no final do Triman e que lhe retirou alguma confiança para enfrentar estes desafios. Deste a volta ao tema e muito bem dada! Estou certo que Roth vai-te sair bem!!

Ao Carlos Gomes. Para mim foste o homem do dia. Com a tua idade, ver-te andar como o fizeste! Muito respeito. Incrível performance. Muita admiração! Que continues por muitos anos com essa qualidade.

Agora é descansar. Regressarei ao Longos em Vila Moura, no final do Ano. Até lá vou aparecendo aqui e ali para fazer um Triatlo Sprint ou Olímpico!

Bons treinos.


 


No comments:

Post a Comment