Monday 22 May 2017

Triatlo de Sines



Decorreu no passado Sábado em Sines o Campeonato Nacional (CN) de Triatlo. Disputado no formato standard "com roda". 1500m de natação, 40km de ciclismo e 10km de corrida. Não fui por ser CN, mas sim pela data e pela proximidade. Voltava a Sines 10 anos depois de cá ter feito um Triatlo Sprint!! É isso mesmo Jorge Viera, 10 anos!!!


A distância Standard é muito exigente, onde o ritmo no segmento de ciclismo é ditado pela dinâmica da prova e que pode ser demolidor para uma pernas menos preparadas.
A baía de Sines mostrava-se tranquila, num dia quente e ventoso. Esperava-me uma água fresca num mar ideal para nadar.
Apesar de estar um moldura humana razoável, esperava ver mais atletas na linha de partida.
Havia que nadar o melhor possível e apesar de ter feito este segmento quase á morte, com boas sensações,  faltou-me um “danoninho” (30’’) para sair onde gostava! Mas não comprometeu!


Iam começar as peripécias! Não conhecia o segmento de ciclismo. 5 voltas num percurso, que pelas suas características e dado o vento que estava, se revelou muito perigoso. Algumas curvas a 90% em piso irregular e retornos em rotundas, que com a presença do vento se tornavam “complicados” de gerir. O percurso era propício a constantes alterações de velocidade, com grandes arrancadas que me levaram muitas vezes ao limite. O ritmo do grupo era forte e nunca me senti bem. Para dificultar, o cleat do pé esquerdo estava solto. Por 4 vezes o pé saltou. Acontecia sempre que me punha de pé em andamentos pesados. Por causa disso, cheguei a perder mais de 10m para o grupo na saída de umas das curvas a 90%. Tive que ir ao limite para recolar. Outra vez, saiu-me a corrente a alta velocidade, felizmente voltou a entrar e na 4ª volta levei um valente encosto lateral que me fez ir parar á faixa contrária. Felizmente não passou de um susto.
Digamos que no meio disto tudo, foi uma sorte ter chegado com o grupo e saudável á T2.


Sabia que a corrida ia ser complicada. Tinha deixado as pernas do ciclismo. Muscularmente já estava “derretido”. Tentei gerir o melhor possível. Não me ia a arrastar, isso já era positivo, mas tb não conseguia impor um ritmo mais forte. Na última das 4 voltas, as pernas começaram a ficar muito pesadas, mas com a meta á vista, a gestão psicológica é mais fácil.


No final, 2h17’, 50 lugar na geral absoluta e 5º no meu escalão. Mas acima de tudo, uma prova bem conseguida. Menos 2’ na corrida, teria sido uma prova perfeita para mim.


Mas a maior satisfação veio da participação e das prestações da equipa 3B!.


A prestação da Madalena Fontinhas. Temos triatleta. A “facilidade” e a qualidade com que já fazes estas provas! Incrível. E o sentir que sentes a provas, que queres sentir mais, que queres mais competição! Top, top! Super atleta!


O regresso do Fernando Saramago aos Triatlos. Passados 20 anos e logo com um Standard. As prestações do Décio Andrade, do Sérgio Batalha e do Bruno Fonseca. Fazer menos ou perto de 2h30’ numa prova bem medida, com um ciclismo que nada tinha de fácil (e para o Bruno, em single speed), é de uma enorme qualidade.


A participação do Ricardo Brites no super sprint, onde demonstrou uma evolução abismal na natação!!! Não tarda nada e estás a fazer um Standard tb!


E por fim uma palavra para o Hugo Gomes. Estás um verdadeiro IM. 180km de bicicleta!! Já só faltam 42km a correr! Quem diria!!!!


Deverei regressar em Peniche! Para a festa dos velhotes :) Á procura do top 10!

Bons treinos!!

No comments:

Post a Comment