Tuesday 14 September 2010

De regresso…à privação de sono

Como planeado, com o regresso ao trabalho, a ideia era voltar ao treino mais estruturado. Lentamente.

E não se pode dizer que não tentei. Mas a semana de estruturada teve muito pouco. E a culpa foi do bebé lá de casa

Pois é, com os dentes a nascer, as noites transformaram-se num autêntico pesadelo. Foram todas más ou muito más. Como resultado, ou não consegui levantar-me suficientemente cedo para treinar, ou a vontade de colocar qualquer intensidade era nula.

Lá consegui nadar duas vezes. Soube bem. As corridinhas continuam ligeiras e o treino de bicicleta foi aceitável.

O ponto alto da semana nada teve a ver com o meu treino. Foi sem dúvida a prestação dos portugueses na grande final da ITU. Especialmente o 4º lugar alcançado pelo João Silva na prova de Elites masculinas. Deixando no horizonte, a possibilidade de dentro de 2 anos em Londres termos um candidato às medalhas nos Jogos Olímpicos.

Interessante é igualmente analisar o percurso do João Silva até hoje.

A Federação de Triatlo em Portugal funciona como um clube de Elite. O João era um razoável nadador que foi descoberto para o Triatlo em 2005 (com 16 anos) numa acção de detecção de talentos. As suas capacidades como corredor cedo impressionaram.

Entrou para o CAR (Centro de Alto Rendimento) e passado pouco tempo, foi medalha de bronze nos Mundiais de Juniores. Embalado por esse resultado, e ainda como Júnior, fez uma aposta forte na tentativa de estar presente nos Jogos Olímpicos de 2008. A qual não teve sucesso. A determinada altura pensei que esse insucesso poderia abalar seriamente a sua aposta no desporto de alta competição.

Mas felizmente para os amantes da Modalidade, este ano, depois de uma excelente pré temporada, os resultados de alto nível apareceram. De tal forma que terminou este ano como numero 5 do ranking mundial da modalidade.

Esta prova foi igualmente a última sob a orientação da actual Direcção Técnica da Federação. Um novo ciclo irá começar. Com todas as expectativas e incertezas que são normais nestas mudanças. No entanto, não deixo de estranhar esta mudança a meio do ciclo Olímpico. Faria mais sentido que fosse no início.

Os problemas de sono têm continuado esta semana: Mas tenho confiança que a minhas capacidades de base sejam suficientes para efectuar um desempenho normal na prova de Setúbal dentro de 15 dias.

Este Domingo, regresso às provas populares de atletismo. 15km de Benavente. É calçar os sapatos e sair directo de casa para a linha de partida. O Objectivo é ir devagar. Prudente!

Bom resto de semana e bons treinos

2 comments:

  1. Desde que o vi competir o João, em Lausanne (eu estava lá de férias) há uns anos, que tive o presentimento que estava na presença de um potencial triatleta de topo. Felizmente não me enganei. Espero que as lesões e outros factores não o afastem do caminho da glória. Em relação ao sono, não sei se ainda assim conseguia fazer tanto como tu. És um espectáculo, Paulo.

    ReplyDelete
  2. Com o Anonymous não aparece o meu nome. Olímpio

    ReplyDelete