Tuesday 28 September 2010

I hate this...I love this

Estas palavras reflectem bem a evolução do meu estado de espírito durante a minha participação na prova de Setúbal.
A tal, que deve ter marcado a minha despedida da modalidade como sénior.

Mas vamos lá desde o inicio.
Como já tinha referido, o meu treino tem sido fraco. Mas o dia estava bom e a minha vontade de ir era grande. Alem disso, não conhecia a prova e sempre gostei da cidade de Setúbal. Existia essa curiosidade!

A natação.
Muito "triki". Duas voltas de 750m num percurso em quadrado. A maré estava a encher. O percurso ao largo era contra a corrente. No entanto, por algum fenómeno de correntes relacionado com a baia, junto à largada, a água corria na direcção da vazante. Dois dos segmentos do quadrado eram contra a corrente. Navegar bem era fundamental. Tinha que me manter concentrado.
E consegui. Naveguei bem, andei em pés, acelerei para recolar a certos grupos quando tinha que ser. A água não comprometeu.

O ciclismo
O percurso era plano, mas com alguns retornos e partes em empedrado.
5 Voltas no total. Este tipo de percurso citadino que procura a promoção da modalidade, favorece a criação de grupos que rolam em voltas diferentes. Podes ou não ser beneficiado pela situação. No meu caso, apesar de em certos momentos ter rolado com elementos que estavam uma volta à minha frente, julgo que terei sido prejudicado. O grupo foi sempre muito pequeno. 3, 4 ou 5 elementos. Atrás vinha um grupo enorme de mais de 20 elementos. Quase não é preciso pedalar “escondido” neste grupo grande. Teria poupado muita energia.
Acabei por chegar ao último segmente desgastado.

A corrida
Assim que pus os pés no chão, rapidamente percebi que ia ser um arrasto.
As pernas estavam pesadas, estava com dores abdominais. Uma sensação de cansaço muito grande. Tomei um gel. Só veio piorar as coisas. Cai-me mal. As dores abdominais aumentaram. O meu ritmo cardíaco estava muito baixo. Em valores ridículos. Ia devagar e a sofrer. Fui desde o inicio até ao fim a combater o pensamento de querer parar, andar. Pensei por momentos, I HATE THIS!
Mas resisti. Terminei. 2h24m. 63º na classificação absoluta. Um resultado razoavel.
E assim que cortei a meta recuperei a sensação I LOVE THIS!

É verdade que estive uns 15m ligeiramente mal disposto depois de ter terminado. Nunca me tinha sucedido. Definitivamente, algo na minha barriga não correu bem!
Estas provas são duras. O empeno que provocam é grande. Ontem estava todo dorido! Hoje já estou bastante melhor.

Vou pedir autorização para participar na prova do Estoril (Final do Campeonato Nacional). Mas estando na posição 131 no ranking e sabendo que apenas os 80 primeiros têm apuramento directo, as probabilidades de participação são quase nulas. Deverá ter sido a minha despedida de Senior!!

Bons treinos

1 comment:

  1. Como sabes, não podemos esperar milagres, principalmente numa prova com aquele segmento de corrida, sem treino suficiente o corpo paga a factura, vemo-nos no Estoril.

    ReplyDelete