Wednesday 16 June 2010

Cozinha. Um tema diferente :)





Para variar o tema vou escrever sobre algo diferente.
Alimentação. Algo sempre importante entre os desportistas. Joga um papel importante na performance. Por isso é normal que seja um tema do nosso interesse. Tenho n livros sobre o tema.
Mas não é sobre noções de alimentação que vou escrever. Mas sim sobre receitas. No meu caso, a necessidade de controlar o que como e o facto de ter crianças para alimentar, levam-me para junto dos "tachos" muitas vezes. Não que me considere um bom cozinheiro. De saber misturar temperos, sei pouco. Mas basicamente gosto de inventar:)
Uma área particularmente interessante é a dos legumes. A maioria de nós cresceu à volta da salada de alface e tomate. Ok, ok, por vezes um pouco de cenoura e cebola. A salada típica da restauração tradicional portuguesa. Outros legumes, por norma, aparecem “escondidos" na sopa. Visitando uma banca de legumes em qualquer super mercado, é fácil perceber que existem muitas variedades dos mesmos. Ultimamente ando numa de experimentar alguns novos. Por exemplo, no último fim-de-semana, inspirado num livro de receitas (sim, do Henrique Sá Pessoa e do fernando Povoas) fiz o seguinte:

Cortei aos pedaços cenoura, curgete, abóbora e espargos. Cozi os espargos um pouco para ficarem mais moles. Depois salteei em azeite e temperei com sal e pimenta. Peguei em dois pimentos vermelhos e abri-os por cima de forma a criar uma tampa. Enchi os pimentos com os restantes legumes já salteados. Tapei-os com a "tampa" e levei-os ao forno 15m.
Adicionalmente, fiz uma salada de rucula e tomate. Era para adicionar frutos secos mas já não tive paciência para os partir.
Tudo isto a acompanhar um prato de massa e carne. Um “banho” de legumes. Pouco calórico, bastante saboroso e nutritivo!
Bom apetite

1 comment:

  1. Um tema muito importante! Só com um bom treino aliado a uma boa nutrição se podem ter resultados.

    Também tenho esse livro e muitos vezes vou para a cozinha inventar pratos com legumes (do livro e da própria imaginação).

    Abraço

    ReplyDelete